Festival propõe um olhar amplo para além da cena

Festival propõe um olhar amplo para além da cena

Palco Giratório 2021, que ocorrerá de 30/9 a 16/10, destacará o trabalho de grupos feitos para a presença, transmitidos on-line

Correio do Povo

Grupo Bagaceira de Teatro (Ceará) apresenta ‘Interior’ em 10 de outubro

publicidade

O Sesc-RS apresentou, na manhã de hoje, no Complexo Fecomércio Sesc/Senac, a programação do Palco Giratório Sesc 2021, com a presença de autoridades, comunidade artística e jornalistas. O evento fechado para convidados contou com apresentação de duas cenas curtas do espetáculo “Movimentos Sobre Rodas Paradas”, da Cia Incomode-te, que refletem com humor sobre o momento atual de insatisfação, dadas as limitações.

“A gente definiu de forma muito consciente esta retomada, com transmissão ao vivo, valorizando os grupos de teatro com espetáculos feitos para a presença, transmitidos no ambiente virtual”, diz a coordenadora de Artes Cênicas do Sesc-RS, Jane Schoninger. Responsável pela curadoria do evento, que ocorria tradicionalmente em maio e por conta da pandemia teve a data deslocada, ela enfatiza que terão destaque coletivos de todo o Brasil com uma produção continuada, que desenvolveram uma linguagem e pesquisa e contribuíram na ocupação de espaços culturais. 

Serão 23 espetáculos, sendo quatro presenciais e os demais, transmitidos pelo YouTube Sesc Brasil. Estão previstas performances ao ar livre, sem horário definido (para evitar aglomerações), voltadas aos transeuntes da Redenção e Ponte dos Açorianos. E no Complexo Fecomércio, no bairro Anchieta, mediante agendamento. Além de 15 intercâmbios pela plataforma Zoom, com artistas locais e de todo o Brasil, falarão de seus processos, entre outros temas. Com acesso a todos os públicos, a agenda seguirá em novembro, por dez municípios gaúchos. “Vaga Carne” de Gracê Passô (MG) marcará presença, falando de identidade feminina. O Lume Teatro (SP) trará “Kintsugi, 100 Memórias”. O Grupo Bagaceira de Teatro propõe um olhar criativo e amoroso perante a vida, em “Interior”. A criação do mundo segundo várias culturas é o mote de “Boquinha...e Assim Surgiu o Mundo”, do Coletivo Preto (RJ). Em destaque também, os gaúchos da Geda Cia. de Dança estreando “Piscina” e do projeto Transit, em parceria com o Instituto Goethe. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895