Festival reúne cervejarias brasileiras em Porto Alegre neste fim de semana

Festival reúne cervejarias brasileiras em Porto Alegre neste fim de semana

Feira movimenta a Capital até domingo, no pavilhão de eventos da Fiergs

Felipe Samuel

Mostra reúne mais de 30 cervejarias e produtores do Brasil e da Argentina

publicidade

Uma feira para amantes de cervejas artesanais movimenta a Capital até domingo. Instalada no pavilhão de eventos da Fiergs (avenida Assis Brasil, 8787), a mostra reúne mais de 30 cervejarias e produtores do Brasil e da Argentina. Mais do que integrar o mercado nacional ao sul-americano, o 2º Festival Sul-Americano de Cerveja oferece ao público gaúcho uma variedade de cervejas de outros estados.

Cerca de 1,5 mil pessoas visitaram os estandes do pavilhão na sexta-feira, primeiro dia do evento. Realizado em um ambiente fechado, com segurança, gastronomia e atrações musicais, o festival também oferece um espaço destinado às crianças e uma exposição de latas e garrafas antigas de aficcionados por cerveja. Mesmo com o frio intenso dos últimos dias, a expectativa é de que 10 mil pessoas participem da mostra. No sábado, o evento ocorre até 1h, com ingresso a R$ 20. No domingo, será realizado das 15h às 21h, com tíquete a R$ 15.

Idealizador do evento, Fabrício Scalco explica que a feira permite intercâmbio entre brasileiros e argentinos, além de reunir cervejarias do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. "Tem muitas cervejarias gaúchas, mas o mote do evento é fazer integração entre mercado nacional e latino-americano. Tem cervejarias argentinas fazendo cervejas em parceria com as brasileiras, trazendo um pouco da experiência do lúpulo argentino. E a gente leva a experiência do nosso mercado", observa.

Se por um lado os brasileiros apresentam a experiência em vendas, equipamentos e tecnologia, por outro os argentinos oferecem um lúpulo de alta qualidade. Scalco explica que o Brasil não produz lúpulo em quantidade industrial. "A Argentina já tem isso há um bom tempo. Nosso lúpulo, que vem da Alemanha e Estados Unidos passa por um processo industrial. E o lúpulo argentino é em flor, lúpulo fresco, com outras características e informações sensoriais para cerveja", compara.

Sócio da cervejaria Stier Bier, Rafael Macedo viu na feira uma chance de mostrar os diversos tipos da bebida fabricada em Igrejinha, localizada na região das Hortênsia e a 90 quilômetros de Porto Alegre. "Sempre participamos de feiras, porque é uma oportunidade de mostrar nosso produto e de ser conhecido. E isso facilita contato com donos de bares. Ontem (sexta-feira) recebemos visita de alguns proprietários de bares. É uma oportunidade de gerar negócios", avalia.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895