Filme "Cidade de Deus" completa 20 anos

Filme "Cidade de Deus" completa 20 anos

Longa-metragem marcou a cinematografia brasileira ao mostrar a realidade de jovens no crime

Correio do Povo

Cena de 'Cidade de Deus' mostra jovens envolvidos nas quadrilhas

publicidade

Nesta terça, dia 30 de agosto, "Cidade de Deus", o segundo filme de língua estrangeira mais visto do mundo, completa 20 anos. Premiado em festivais brasileiros e internacionais, o longa de Fernando Meirelles, com codireção de Kátia Lund, foi indicado em categorias do Oscar e do Globo de Ouro, e revelou talentos como Douglas Silva, Roberta Rodrigues, Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino, Alice Braga e Darlan Cunha.

Assistir ao filme permite um resgate do clássico que marcou o cinema por mostrar o crescimento do tráfico de drogas e da violência nas comunidades do Rio de Janeiro, cooptando jovens e crianças.  Nas cenas, os dramas de Zé Pequeno, Buscapé, Mané Galinha, Bené e tantos outros personagens que levaram a realidade do país para o mundo e que, mesmo após duas décadas, segue atual.

A partir da história de Buscapé (Alexandre Rodrigues), a produção mostra a violência na comunidade Cidade de Deus, que, por anos, foi classificada como uma das regiões mais perigosas do Rio de Janeiro. Jovem pobre, negro e muito sensível, ele encara os problemas diários do local onde mora e encontra na paixão pela fotografia um futuro promissor. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé registra o dia a dia do local, quando o tráfico começa a dominar. O elenco conta ainda com Matheus Nachtergaele, Jonathan Haagensen, Babu Santana, Seu Jorge e Thiago Martins. O canal de televisão Telecine Cult faz uma exibição especial às 19h40min para celebrar a data. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895