Filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira integra mostra do Festival de Berlim

Filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira integra mostra do Festival de Berlim

Coprodução entre Brasil e Uruguai, "Mulher do Pai" foi selecionado para seção dedicada ao público infantil e infantojuvenil

Correio do Povo

Filme aborda a relação da jovem Nalu com o pai cego

publicidade

O longa-metragem "Mulher do Pai", o primeiro da porto-alegrense Cristiane Oliveira, garantiu vaga na mostra Gerações (Generations) do Festival de Cinema de Berlim, dedicada ao público infantil e infantojuvenil, onde vai fazer sua estreia em solo europeu. Coproduzido por Brasil e Uruguai e rodado em Dom Pedrito, na região da Campanha, a obra foi uma das 15 selecionadas para o evento, que acontece de 9 a 19 de fevereiro de 2017, por "exibirem uma impressionante variedade de abordagens, contando a história de jovens em viagens internas e externas e capturando um senso duradouro por mudanças e novos horizontes”. O brasileiro "As duas Irenes" também está com presença confirmada na Berlinale, cuja organização vai divulgar o programa completo para a seção apenas em janeiro.

O filme da gaúcha conta a história de Nalu (Maria Galant), uma jovem sonhadora de 16 anos, que após a morte de sua avó vê seus planos ficaram mais distantes de se tornarem realidade. Ela passa a viver sozinha com o seu pai Ruben (Marat Descartes), que é cego e percebe que a filha já é uma mulher, fazendo que surja uma perturbadora proximidade entre os dois, o que quase aniquila qualquer chance dela deixar a pequena vila onde vivem. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme quando uma professora uruguaia ganha espaço na vida de ambos. "Mulher do Pai" é o primeiro dos projetos contemplados na edição de 2009 do Prêmio Santander para desenvolvimento de de longas-metragens a entrar em produção.

Com este título, Cristiane Oliveira, que estreou no circuto cinematográfico com o curta-metragem Messalina (2004), venceu o prêmio de melhor direção de ficção do 18º Festival do Rio, realizado em 2016. O filme ainda conquistou outros dois Trófeus Redentor na principal mostra competitiva do evento: a uruguaia Verónica Perrota foi escolhida melhor atriz coadjuvante e Heloísa Passos dividiu a melhor direção de fotografia com Fernando Lockett, de "Superorquestra arcoverdense de ritmos americanos".

• Dois filmes brasileiros garantem vaga para mostra Panorama do Festival de Berlim

"As duas Irenes" é o primeiro longa de Fabio Meira. Na trama, Irene, de 13 anos, vem de uma família tradicional, mas descobre que seu pai mantém uma segunda família e tem outra filha, com exatamente a mesma idade dela, também chamada Irene. As duas meninas se tornam amigas, e Irene reproduz a vida dupla de seu pai em um jogo de segredos e mentiras que a qualquer momento pode estourar em suas mãos, causado grandes estragos. O elenco é composto por Priscila Bittencourt, Isabela Torres, Marco Ricca, Susana Ribeiro, Inês Peixoto. Com a seleção para a mostra, ambos os filmes estão automaticamente concorrendo aos prêmios das categorias “Kplus” e “14plus”.

A mostra Geração será aberta com uma exibição especial do documentário "On the Road", no qual Michael Winterbottom segue a banda Wolf Alice em turnê pelo Reino Unido, e o cineasta reflete sensivelmente a relação entre músicos e seus seguidores. Outro destaque é a animação de Dash Shaw “My Entire High School Sinking Into the Sea”, que tem no elenco a atriz Lena Dunham.

Confira os 15 selecionados: 

"Almost Heaven" - Carol Salter, Reino Unido
"As duas Irenes" - Fabio Meira, Brasil
"Butterfly Kisses" - Rafael Kapelinski, Reino Unido.
"Ceux qui font les révolutions à moitié n'ont fait que se creuser un tombeau (Those Who Make Revolution Halfway Only Dig Their Own Graves)" - Mathieu Denis e Simon Lavoie, Canadá.
"Die Häschenschule - Jagd nach dem Goldenen Ei (Rabbit School - Guardians of the Golden Egg)" - Ute von Münchow-Pohl, Alemanha
"Emo the Musical" - Neil Triffett, Austrália
"Mulher do pai" - Cristiane Oliveira, Brasil e Uruguai
"My Entire High School Sinking into the Sea" - Dash Shaw, Estados Unidos
"Krolewicz Olch (The Erlprince)" - Kuba Czakaj, Polônia
"Primero enero (January)" - Darío Mascambroni, Argentina
"Red Dog": True Blue - Kriv Stenders, Australia
"Richard the Stork" - Toby Genkel, Reza Memari, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Noruega
"Tesoros" - María Novaro, México
"Shi Tou" (Stonehead) - Xiang Zhao, China
"Weirdos" - Bruce McDonald, Canadá

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895