Filme gaúcho "Um Tempo pra Mim" conquista prêmios no Festival Guarnicê, no Maranhão

Filme gaúcho "Um Tempo pra Mim" conquista prêmios no Festival Guarnicê, no Maranhão

O curta-metragem levou troféus de melhor direção e melhor direção de arte

Correio do Povo

"Um Tempo pra Mim" foi rodado inteiramente em guarani numa comunidade indígena de São Miguel das Missões

publicidade

 O curta-metragem gaúcho "Um Tempo pra Mim" conquistou dois prêmios na última edição do Festival Guarnicê de Cinema, realizado este mês em São Luís do Maranhão. O filme levou os troféus de melhor direção para Paola Mallmann e melhor direção de arte para Paola Mallmann e Ana Luiza da Silva. A produção foi rodada inteiramente em guarani com não-atores indígenas da comunidade Tekoa Koenju de São Miguel das Missões, no noroeste do Rio Grande do Sul. Recentemente, o título também foi exibido no Canal Brasil e na Mostra Ecofalante, em São Paulo.

No ano passado, "Um Tempo pra Mim" ganhou o Kikito de melhor trilha musical na categoria de curtas-metragens brasileiros no Festival de Gramado. Arrebatou ainda o prêmio de melhor direção no 16º Curta Taquary, em Pernambuco. Com 21 minutos de duração e assinado pela Opará Cultural e Galo de Briga Filmes, o curta foi realizado pelo edital Audiovisual Entre Fronteiras promovido pelo IECINE - Instituto Estadual de Cinema do RS. 

Mesclando ficção com linguagem documental, a trama mostra a história de uma menina indígena que fica menstruada pela primeira vez durante um eclipse. Uma descoberta marcada pelos costumes e tradições das mulheres da comunidade em que vive. Atualmente, Paola Mallmann está finalizando o seu primeiro longa-metragem Kunha Karai e as Narrativas da Terra, que acompanha um cenário recente do movimento das mulheres indígenas no Brasil. A previsão de estreia é no segundo semestre de 2023. 

No curta-metragem, Florência fica menstruada pela primeira vez no mesmo dia em que ocorre um eclipse da Lua. Ela é criada pela avó e segue a rotina e os costumes de sua tradição mbya guarani. Recolhida do convívio social, Florência vive uma transformação. Foi produzido, roteirizado e dirigido por Paola Mallmann.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895