Filmes brasileiros estão em lançamento nas telas

Filmes brasileiros estão em lançamento nas telas

"Clube dos Anjos", adaptação de livro de Luis Fernando Verissimo para o cinema, e o premiado "Carvão" estão entre as estreias

Adriana Androvandi

Filme "Clube dos Anjos" acompanha uma confraria masculina

publicidade

Dois filmes nacionais que marcam a estreia de cineastas na direção de um longa-metragem estreiam nos cinemas. São eles “Clube dos Anjos”, de Angelo Defanti, e “Carvão”, de Carolina Markowicz. 

"Clube dos Anjos" esteve em competição no Festival de Cinema de Gramado. Trata-se de uma adaptação do livro de Luis Fernando Verissimo lançado em 1998. Uma confraria de amigos se reúne mensalmente para apreciar os prazeres da boa mesa, até que um novo cozinheiro (Matheus Nachtergaele) é contratado. Após o jantar, um deles amanhece morto e o suspense entra na trama. 

A produção é da experiente Sara Silveira, gaúcha radicada em São Paulo. Ela apostou no talento do jovem diretor Angelo Defanti, do Rio de Janeiro. O cineasta revelou que o sonho de realizar o filme era antigo, com os direitos autorais obtidos desde 2009 e com aprovação do escritor. O olhar crítico fica aguçado para ver até que ponto aqueles amigos podem ir em busca da satisfação do paladar. A história foi escrita há anos atrás, mas com o lançamento agora, a contradição dos banquetes em um país onde há fome convida à reflexão sobre questões de poder. No elenco, atuam Otávio Muller, Ângelo Antônio, Augusto Madeira, César Mello, Marco Ricca, Otavio Muller, Paulo Miklos e o português Antonio Capelo. André Abujamra assina a trilha sonora e também atua. 

Muitas sequências poderiam descambar para um pastelão, mas Defanti soube dosar a comédia e drama. A sofisticação está presente não apenas na gastronomia, mas nas frases de “Rei Lear”, de Shakespeare, que são alternadas em diálogos. O cinismo e a ironia estão presentes todo o tempo.

Carolina Markowicz dirige "Carvão", que passou em vários festivais e foi premiado com o Cicae (distribuidores de cinema de arte europeu). Numa pequena cidade, uma família recebe uma proposta rentosa, mas perigosa: hospedar um desconhecido em sua casa. Conforme diz a diretora, o filme é um retrato ácido de um Brasil onde impera a naturalização do absurdo.

Filmes internacionais nos cinemas: Crocodilo em live-action

Baseado na série de livros de Bernard Waber, o filme "Lilo, Lilo, Crocodilo" é uma comédia de aventura em live-action / CGI. Quando a família Primm (Constance Wu, Scoot McNairy, Winslow Fegley) se muda para Nova Iorque, o filho Josh tem dificuldades para se adaptar à escola e amigos. Tudo muda quando ele encontra Lilo, crocodilo cantor (Shawn Mendes) que mora sótão da nova casa. Os dois se tornam amigos, mas quando a vida de Lilo é ameaçada pelo malvado vizinho Sr. Grumps (Brett Gelman), os Primm procuram o carismático dono de Lilo, Hector P. Valenti (Javier Bardem). Direção de Will Speck e Josh Gordon. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895