Filmes e debates à espera de Scorsese em Berlim

Filmes e debates à espera de Scorsese em Berlim

Produções de vários países, incluindo Brasil, estão movimentando o Festival de Berlim, que ainda vai homenagear a Martin Scorsese

Até o próximo domingo, dia 25, Berlinale exibe produções de diferentes países, em diferentes sessões

publicidade

Em movimentadas sessões, desde a última quinta-feira, os filmes que compõem as principais sessões do Festival Internacional de Cinema de Berlim 2024 ganham vida a partir das telas do evento, dos aplausos do público e do olhar dos críticos especializados.

O Brasil está apresentando filmes nas mostras Panorama e Encounters, da Berlinale. O público e a crítica presentes ao evento já puderam conferir as primeiras sessões dos longas “Dormir de Olhos Abertos”, “Betânia” e “Cidade Campo”. Respectivamente dirigidos por Nele Wohlatz, Marcelo Botta e Juliana Rojas. O primeiro é uma coprodução que envolve Emilie Lescaux e Kleber Mendonça, e a presença dos realizadores nacionais, deve ser importante “passaporte para o Brasil”. O filme não concorre na mostra principal, mas também busca “seu lugar à luz cinematográfica” potencializada pela Berlinale. Já “Betânia” também levanta importantes expectativas, depois de exibição concorrida e aplausos entusiasmados do público da Berlinale, com direito à presença do figurino regional no palco de exibição. Juliana Rojas, também presente em Berlim promete carreira potente com sua nova produção.

Depois da abertura do evento na última quinta-feira, a cidade de Berlim tem acompanhado um desfile de celebridades e a exibição e debates de filmes que transformam a Berlinale no centro do universo cinematográfico em seus dias de realização. Ponto alto deve ser, nesta quarta-feira, o encontro com o realizador Martin Scorsese, homenageado na edição deste ano do evento.

Até o próximo domingo, dia 25, serão vistas produções de diferentes países, em diferentes sessões. A competição principal que premia com o Urso de Ouro e o de Prata está acirrada. Além do longa que abriu a Berlinale deste ano, “Small things like these”, adaptação do livro de mesmo nome da irlandesa Claire Keegan, e com Cillian Murphy e Emily Whatson no elenco, os outros competidores também mostram a qualidade da seleção realizada por Mariëtte Rissenbeek e Carlo Chatrian, que estão em seu último ano frente a tarefa no Festival Internacional de Berlim.

“A Diferent Man”, de Aaron Schimberg, por exemplo, tem encantado em suas exibições. Arranca aplausos ao centrar sua trama na vida adulta de Edward, um homem com rosto desfigurado, problemas de autoaceitação e relacionamentos difíceis com a sociedade e seus indivíduos. Equilibrado entre o drama e a comédia, é capaz de produzir reflexão empática com o personagem, seus dramas e suas conquistas.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895