Foco em cinema do Brasil e do mundo

Foco em cinema do Brasil e do mundo

Diversificada em linguagens e propostas, a produção mundial ganha eventos pelo streaming

Marcos Santuario

‘Praia do Futuro’, do premiado diretor Kárin Aynouz é um dos títulos da mostra ‘Cinema Brasileiro: Anos 2010’

publicidade

O mês de abril vai se aproximando do final mas não sem antes deixar marcas importantes da cinematografia brasileira e mundial. Estes universos estão sendo apresentados em três festivais pelo streaming do Belas À La Carte: Cinefantasy, Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú e Festival Cinema Brasileiro: Anos 2010 (10 olhares).

Até o dia 29 de abril a plataforma exibe os filmes da 11ª edição do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Considerado um dos mais importantes festivais do gênero, selecionou 137 filmes dos cinco continentes. Entre os destaques estão as estreias nacionais dos filmes “Amigo”, de Óscar Mártin (Espanha); “Coração Dilatado”, de Parish Malfitano (Austrália); “Mãe, Sou Amiga De Fantasmas”, de Sasha Voronov (Rússia); “Playdurizm”, de Gem Deger (República Tcheca); “Os Guardiões Do Tempo”, de Alexey Telnov (Rússia); “Post-Mortem”, de Péter Bergendy (Hungria); “Sayo”, de Jeremy Rubier (Canadá); “Ravina”, de Balázs Krasznahorkai (Hungria); e o documentário “A Senhora Que Morreu No Trailer”, de Alberto Camarero e Alberto de Oliveira (Brasil). Na programação do Festival tem ainda uma homenagem aos 80 anos de Neville D’Almeida, um dos maiores ícones do cinema nacional e responsável por recordes de bilheterias com os filmes “A Dama do Lotação”, “Matou a Família e Foi ao Cinema”, “Navalha na Carne”.

Outro evento que ocupa o À La Carte é o Festival Internacional de Cinema em Balneário Camboriú, que acontece até 30 de abril e oferece exibições de 38 obras de longa e curta-metragem, selecionados e premiados em edições anteriores do evento, além de também terem sido reconhecidos em festivais como Berlim, Roterdã, San Sebastian, Cannes, Locarno, Sundance e muitos outros. Foram selecionados filmes de mostras como a “Internacional”, com filmes estrangeiros e brasileiros do cinema contemporâneo; a “Vivo”, com as novas tendências e experiências do audiovisual; ea“Catarina”, apresentando os talentos catarinenses para todo o Brasil. Entre os filmes desta edição estão o alemão “O Verão Lá Fora” (Draussen ist Sommer), de Friederike Jehn; “Aleksi”, de Barbara Vekaric, da Croácia; e o francês “A Idade Atômica” (L'âge Atomique), de Héléna Klotz.

E parte do universo da produção cinematográfica brasileira da última década pode ser vista na terceira parte de uma retrospectiva que começou em 2001 e hoje culmina com “Cinema Brasileiro: Anos 2010, 10 Olhares”. Não se trata do “melhor” ou do “único”, mas sim uma percepção de dez olhares de gente do cinema que selecionou as obras. O objetivo da mostra é, segundo organizadores, “resgatar parte significativa da filmografia nacional da última década que contou com uma produção múltipla”.

O festival acontece no website, desta quinta-feira, dia 22, até o dia 30 de abril, e é totalmente gratuito. Serão exibidos 75 filmes (43 longas e 28 curtas) e haverá 10 debates, disponíveis na plataforma Belas Artes À La Carte, parceira do evento, que é produzido pela Cup Filmes, e financiado através da Lei de Emergência Cultural Proac Expresso Lab (Lei Aldir Blanc).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895