Foo Fighters entrega show sob medida e empolga fãs em Porto Alegre

Foo Fighters entrega show sob medida e empolga fãs em Porto Alegre

Banda encerrou turnê brasileira tocando para 30 mil pessoas no Beira-Rio

Carlos Corrêa

Dave Grohl comanda Foo Fighters em show na Capital

publicidade

É fácil entender porque uma banda como o Foo Fighters agrada tanto ao seu público e cativa seus fãs - só neste domingo à noite no Beira-Rio, na última apresentação no Brasil da turnê "Concrete and Gold", eram cerca de 30 mil, de acordo com a organização. O show do grupo norte-americano é aquele móvel sob encomenda, aquela telentrega gostosa que você pediu sabendo exatamente o que vai vir. E nesse quesito, Dave Grohl e companhia não decepcionam. Uma apresentação do Foo Fighters é exatamente o que você espera dela.

Não por acaso, logo no início do show, Grohl se dirige ao público perguntando: "Vocês sabem por que viemos aqui? Por que estamos aqui nesta noite? Viemos para tocar rock and roll. Vocês gostam de rock and roll, motherfuckers?". Nem precisava ter avisado. Desde a entrada dos integrantes, fica claro qual a meta para as próximas duas horas e meia. Não há um telão com contagem regressiva, não há pirotecnias para criar suspense enquanto a banda não pisa no palco. Ao invés disso, Grohl simplesmente surge com sua Gibson azul correndo e berrando como um louco. É a senha para que todos ali possam enlouquecer junto sem culpa. E tome "Run". E "All my Life". E "Learn to Fly". E "The Pretender". Não é preciso pirotecnia quando a música basta.

Os fãs mais ardorosos acreditam que o Foo Fighters é a melhor banda de rock do mundo. Não é para tanto. O Foo Fighters não é sequer a melhor banda de Dave Grohl, afinal ele já foi baterista de uma outra banda um tanto quanto conhecida nos anos 90, com um certo frontman chamado Kurt Cobain. Só que o Foo Fighters se esforça como poucos para fazer de cada show a noite mais especial para quem comprou o (caro) ingresso. E aí vale se dizer emocionado com as luzes dos celulares. Vale elogiar a plateia dizendo que é uma das melhores para quem já tocaram. É grande a chance de que o discurso seja repetido a cada novo show. Mas quem se importa, mentiras sinceras também interessam. Ainda mais quando ditas entre uma "Learn to Fly", uma "Best of You" e uma "Everlong".

É curioso notar como a banda tem uma sonoridade pesada, mas uma postura que quase flerta com o pop em certos sentidos. Não há nenhum traço de transgressão no Foo Fighters. Não é o tipo de banda que você imagine tomando todas e jogando camas e televisões pela janela do hotel. Muito pelo contrário. Davo Grohl faz muito mais o perfil gente boa, aquele cara de quem você gostaria de ser amigo. Aquele que quando comete o crime de cantar "Jump", do Van Halen, utilizando como base "Imagine", de John Lennon, você só acha engraçado, e não uma heresia. Porque, àquela altura do campeonato, seja por causa do seu total domínio do palco e a qualidade musical da banda, ele já fisgou você de tal forma que qualquer coisa que fizerem ali, você vai achar o máximo. E tanto faz se na semana seguinte você já tiver esquecido. Pelo menos naquelas duas horas o Foo Fighters fez da sua noite algo especial. Exatamente como eles haviam prometido.

P.s.: Ah sim, houve ainda a abertura do Queens of the Stone Age. Mas se no anúncio do evento, muito se especulou que o primeiro show talvez fosse até melhor do que o primeiro, na hora se viu que não. Ainda que o QOTSA seja mais do que competente ao vivo, não parece ter empolgado o público no Beira-Rio. E para isso, nada melhor do que o termômetro das (poucas) luzes de celulares filmando a apresentação.

Setlist Foo Fighters:
"Run"
"All My Life"
"Learn to Fly"
"The Pretender"
"The Sky Is a Neighborhood"
"Rope"
"Sunday Rain"
"My Hero"
"These Days"
"Walk"
"Breakout"
"Under my wheels"
"Imagine" / "Jump" / "Blitzkrieg Bop" / "Love of My Life"
"Under pressure"
"Monkey Wrench"
"Times Like These"
"Generator"
"Big Me"
"Best of You"
"Dirty water"
"This is a Call"
"Everlong"

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895