Franquia veloz, furiosa e bilionária

Franquia veloz, furiosa e bilionária

"Velozes & Furiosos 9" é o nono capítulo da saga, de duas décadas, e que arrecadou bilhões de dólares

Marcos Santuario

O filme ‘Velozes e Furiosos’ chega ao seu nono capítulo, com Nathalie Emmanuel e Vin Diesel

publicidade

Você pode até não gostar da fúria e da velocidade voraz das bilheterias da franquia “Velozes & Furiosos”, que tem sua nona produção em estreia nas telas dos cinemas a partir de hoje. O que não se pode negar é que esta saga cinematográfica perdura há quase duas décadas e tem arrecadado mais de cinco bilhões de dólares somando as exibições em todo o mundo.

A ação e a narrativa que estão ligadas às tramas vividas pelo Dom Toretto, seguem a trilha de sucesso reunindo novamente o elenco fiel da série com Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Chris “Ludacris” Bridges, Jordana Brewster, Nathalie Emmanuel e Sung Kang, além das ganhadoras do Oscar Helen Mirren e Charlize Theron. O filme de agora também destaca a ganhadora do Grammy Cardi B como Leysa, uma nova personagem que terá conexão com o passado de Toretto, além da representação brasileira com a cantora Anitta soltando a voz na faixa “Furiosa”, que é parte da trilha sonora da produção.

“Velozes & Furiosos 9” tem o retorno de Justin Lin, diretor do terceiro, quarto, quinto e sexto filme da franquia, um dos responsáveis em torná-la um blockbuster mundial. Na trama, o público será levado a percorrer o mundo, viajando com os personagens de Londres a Tóquio, da América Central a Edimburgo, e de um bunker secreto no Azerbaijão até as ruas de Tblisi, na Geórgia. As mudanças geográficas e sociológicas são elementos sempre presentes neste tipo de franquia e, neste caso, ao longo do caminho, velhos amigos voltarão, velhos inimigos voltarão, e a história será reescrita. Toretto está levando uma vida tranquila fora das pistas com Letty (Michelle Rodriguez) e seu filho, o pequeno Brian, sabendo que, a qualquer momento, isso pode mudar. Os pecados do passado retornam e cobram seu preço. E é quando somente união familiar e confiança de uma equipe podem contornar as situações. Como a franquia é mundializada, a trama também ganha estes contornos. A ameaça se dá por meio de uma trama mundial liderada por um assassino e motorista de alto desempenho: um homem que também é o irmão abandonado de Dom, Jakob, vivido por John Cena, de “O Esquadrão Suicida”.

A pancadaria entre Vin Diesel e John Cena está garantida, incluindo cena de quatro segundos que demorou 8 meses para ficar pronta. É uma mostra da dedicação ao trabalho proposto, e do rigor técnico a que os momentos apresentados, incluindo os aparente mais banais, são submetidos. Quem já viu um dos trailers, já acompanhou Roman e Tej usando um tipo de traje espacial. Isso remete ao fator tecnológico da trama, que inclui, aparentemente, um carro com foguetes acoplados na carroceria e que tem a possibilidade de sair voando. Aparente desejo do diretor que alimentava a ideia há anos, a proposta tecnológica ganhou vida com a criação de um arco emocional adequado para tornar essa viagem mais do que apenas um fan-service.

Mas mostrando que nem tudo foi aprovado pelo estúdio Universal Pictures, o diretor já revelou que queria enviar um carro Fiero para as últimas camadas da atmosfera, acoplado com balão meteorológico. Mas o orçamento é que iria para as alturas. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895