Fronteiras das dimensões materiais e imateriais do patrimônio

Fronteiras das dimensões materiais e imateriais do patrimônio

Visitação abre hoje e segue até 27 de março, mediante agendamento, seguindo protocolos de combate à transmissão da Covid

Obras de Renata GalbinskiH em mostra que abre nesta sexta no CHC Santa Casa

publicidade

Nesta sexta-feira,12, às 10h, abrirá para visitação no CHC Santa Casa a exposição “Pintura, Patrimônio e Memória”, da artista Renata GalbinskiH, com curadoria de Letícia Lau. A exposição apresenta a produção de pinturas híbridas e objetos que foram desenvolvidos especialmente para o espaço expositivo do CHC Santa Casa. As obras da exposição propõem uma reflexão sobre as fronteiras das duas dimensões do patrimônio cultural: o material e o imaterial. O patrimônio cultural é o conjunto de todos os bens, manifestações populares, cultos, tradições, tanto materiais quanto imateriais. Estes são reconhecidos por seus valores e importância histórica e cultural de uma região que adquire um valor único de durabilidade, simbólico e de representatividade. Para estabelecer estas relações entre o patrimônio material e imaterial, a artista Renata GalbinskiH, utiliza imagens de edificações tombadas do nosso estado, em especial das casinhas da Santa Casa para criar suas pinturas híbridas com colagem, fotografia e texto, além de produzir relicários para tratar o patrimônio imaterial e das memórias de algumas pessoas que ocuparam e viveram no complexo de casas da Santa Casa que hoje é ocupado pelo Centro Histórico - Cultural, baseado no livro “As Casinhas da Misericórdia de Porto Alegre - Memórias”.

Renata busca trabalhar as narrativas contadas a partir da experiência e memória do lugar, a representação da edificação trazendo as imagens de fora para dentro do espaço e linkar com a experiência atual que o centro cultural oferece. Há uma tentativa de sobrepor os tempos para uma melhor compreensão dos valores do passado e do presente, reforçando a importância do patrimônio cultural material e imaterial através da arte. A exposição é composta por 14 obras com telas em grande formato, um painel com pinturas pequenas e relicários e alguns objetos antigos como menção a memória. Visitação até o dia 27 de março. Confira mais detahes no serviço abaixo. 

 

SERVIÇO 

O Quê: Exposição Pintura, Patrimônio e Memória, de Renata GalbinskiH 

Quando: De 12/02 a 27/03 (inclusive nos dias 15 e 16/02), de segunda a sexta, das 10h às 17h  

Como: Agendamentos para visitação devem ser feitos no e-mail educativo.chc@santacasa.org.br 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895