Fundação Iberê abre a exposição "O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos"

Fundação Iberê abre a exposição "O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos"

A abertura da mostra ocorre às 14h; e às 16h a artista conversa com o público em programa educativo

Correio do Povo

No calendário de 2023, a mostra da artista é um dos grandes destaques da programação Fundação Iberê

publicidade

Neste sábado, 6 de maio, às 14h, a Fundação Iberê abre a exposição "O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos". Com curadoria de Raphael Fonseca (RJ), a mostra apresenta 59 obras, abrangendo trabalhos desde a década de 1960 – realizados a partir da experimentação com pintura e desenho, e, num segundo momento, com a xilogravura – até obras mais recentes, destacando seu longo diálogo com a fotografia. A retrospectiva traz, ainda, livros de artista e vídeos. O dia de abertura da exposição tem entrada gratuita.

A pesquisa de Vera Chaves Barcellos, de 85 anos, tem como ponto de partida a relação entre o corpo e o tempo: interpretando personagens e narrativas do passado e do futuro, focando em histórias que ficaram de fora da historiografia, documentando e coletando materiais de arquivo de eventos locais ou da memória pessoal. A fotografia foi uma forma de trazer Vera de volta ao real, um olho mais objetivo para olhar o mundo ao seu redor.

A artista já participou de diversas mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Possui obras em museus como MAM, São Paulo, MAR, Rio de Janeiro, Museo Reina Sofia, Madrid, e MACBA, Barcelona, e em coleções privadas nacionais e internacionais. Destaca-se também a atuação cultural de Vera no meio artístico brasileiro. Na década de 1970, foi uma das fundadoras e integrantes do grupo Nervo Óptico (1976-1978), coletivo de artistas voltados ao debate e à produção de arte contemporânea. Além de seguir trabalhando como artista visual, ela realiza curadoria de exposições e atua como gestora da fundação que leva seu nome, localizada em Viamão/RS.

Conversa com a artista

Às 16h de hoje, no auditório da Fundação Iberê, o Programa Educativo promove uma conversa sobre a exposição com a artista Vera Chaves Barcellos, o curador Raphael Fonseca e o historiador da arte, crítico de arte e professor do Instituto de Artes da UFRGS, Eduardo Veras.

SERVIÇO:

Exposição "O estranho desaparecimento de Vera Chaves Barcellos"
Abertura: 6 de maio, sábado, às 14h
Endereço: Fundação Iberê (avenida Padre Cacique, 2000), bairro Cristal, Porto Alegre.
Estacionamento no subsolo da Fundação, com acesso pelo lado direito da avenida.
Visitação: até 30 de julho de 2023. Horários: Quinta a domingo, das 14h às 18h.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895