Fundação Iberê Camargo inicia programação de 2018 neste fim de semana

Fundação Iberê Camargo inicia programação de 2018 neste fim de semana

Agenda conta com ativação da obra "Chuvaverão", exibição de filme e música ao pôr do sol

Correio do Povo

Fundação Iberê Camargo inicia programação de 2018 neste fim de semana

publicidade

A Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, retoma sua programação com várias atividades no primeiro final de semana do ano. A agenda conta com a ativação da obra "Chuvaverão", Cine Iberê com sessão comentada do filme-ensaio "Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz" e apresentação do DJ Hellmann. Além disso, foram prorrogadas as exposições "Sombras no Sol" e "Vivemos na Melhor Cidade da América do Sul", que podem ser visitadas das 15h às 20h no sábado e no domingo. A entrada é gratuita em todos os eventos.

Nos dois dias, também das 15h às 20h, o público poderá conferir a obra "Chuvaverão", do coletivo carioca OPAVIVARÁ. O projeto consiste na instalação de quatro grandes chuveiros ao ar livre, que podem ser utilizados pelos visitantes. A intenção dos artistas é gerar reflexões sobre as experiências cotidianas.

O coletivo também participa da exposição "Vivemos na Melhor Cidade da América", com a obra Sofaraokê. A mostra, que analisa a paisagem estética e política do Rio de Janeiro, contempla pinturas, esculturas, fotografias, instalações, vídeos e performances de artistas brasileiros e destaca um trecho da canção "Baby", de Caetano Veloso, para investigar noções contraditórias de tropicalidade, identidade nacional, corpo e violência.

Já a exposição "Sombras no Sol" traz 41 peças do acervo – entre pinturas, desenhos, gravuras e documentos – de Iberê Camargo que retratam sua visão sobre a “Cidade Maravilhosa”, onde morou por 40 anos. A mostra tem curadoria de Eduardo Haesbaert e Gustavo Possamai e exibe também um conjunto de documentos que registram a censura a uma de suas obras durante o V Salão Nacional de Arte Moderna, em 1956, no Rio de Janeiro.

O domingo será dia de assistir à exibição de "Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz", de Joel Pizzini. Esta sessão do Cine Iberê ocorre a partir das 16h e será comentada pelo pesquisador em cinema e doutor em comunicação Jamer Guterres de Mello. Vencedor do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários em 2012, o filme-ensaio recria o ideário de Rogério Sganzerla, cineasta conhecido por títulos como "O Bandido da Luz Vermelha" (1968) e "A Mulher de Todos" (1970). Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas hoje com personagens-chave de sua obra, o filme revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo, numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista.

Ainda no domingo, a partir das 17h, o DJ Hellmann fecha a programação com música ao pôr do sol. Ele apresenta um set inspirado na Tropicália e sua vertentes.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895