Fundação Iberê Camargo promove Oficina Bordando Afetos"

Fundação Iberê Camargo promove Oficina Bordando Afetos"

Atividade gratuita, como Mitti Mendonça, está com inscrições abertas e visa alinhavar questões de identidade, pertencimento e afetividade, fazendo elo com os saberes ancestrais femininos

Correio do Povo

Artista têxtil, ilustradora e arte-educadora Mitti Mendonça

publicidade

No próximo dia 11 de dezembro (sábado), das 15h às 18h, a Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000) e a Renner promovem uma oficina gratuita de bordado, com a artista têxtil Mitti Mendonça. Serão oferecidas 12 vagas, para maiores de 15 anos. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 8 de dezembro. Mais informaçõesou : https://www.mittimendonca.com.br/sobre | www.instagram.com/mao.negra

"Bordando Afetos" visa incentivar a criação de narrativas visuais a partir de fotografias de álbuns de família, usufruindo da técnica de bordado livre para a releitura de retratos de mulheres. Desta forma, ao se inscreverem, as interessadas deverão anexar ao formulário a imagem de uma pessoa de sua linha genealógica. Não será necessário trazer materiais para a realização desta atividade. Ferramentas como agulhas, linhas, tecidos e bastidores serão disponibilizadas para a atividade.

“O objetivo da oficina é alinhavar questões de identidade, pertencimento e afetividade, fazendo elo com os saberes ancestrais femininos, propondo seus ressignificados por meio do uso desta manualidade na contemporaneidade”, destaca Mitti, que, em um bate-papo, também compartilhará sua pesquisa no campo da ancestralidade, da memória e do afeto, seus processos criativos, referências de artistas têxteis e pontos básicos de bordado.

Sobre Mitti Mendonça
Artista têxtil e ilustradora, em 2017, Mitti criou o selo "Mão Negra" com o propósito de abordar, no campo das artes visuais, as questões de ancestralidade, memória e afeto. Tem como inspiração seus álbuns de família, fotografias e objetos afetivos. Em 2020 passado, ficou em 2º lugar no Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea Porto Alegre. Este ano, participou das exposições coletivas "Afeto Presente" (Galeria Ecarta) e "Somos um só nó" (Casa de Cultura Mario Quintana), e fez a curadoria da exposição "Raiz que se alastra", em homenagem ao artista plástico Pelópidas Thebano, no XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. Como arte-educadora, ministra oficinas artísticas em instituições e projetos, como Instituto Tomie Ohtake, Associação Vila Flores e Margs e atua como ilustradora freelancer para marcas, projetos culturais e editoras, entre eles: Hershey`s, CreativeMornings, Telecine e Festipoa Literária. Na Europa, é representada pela Süd Illustration Agency.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895