Fundação Iberê Camargo promove três dias de atividades gratuitas

Fundação Iberê Camargo promove três dias de atividades gratuitas

Deste sábado até segunda, instituição recebe música ao pôr do sol, performances, seminários e cinema

Correio do Povo

Fundação Iberê Camargo promove três dias de atividades gratuitas

publicidade

A Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, promove atividades gratuitas neste final de semana e também na segunda-feira. A programação destes três dias contempla música ao pôr do sol, performances, seminários e cinema.

No sábado, uma nova edição do Seminário A Forma das Coisas Por Vir contará com a palestra "Agulhas para desativar bombas: arte, utopia e psicanálise", com o professor do Departamento de Psicanalise e Psicopatologia da UFRGS, Edson Sousa. A atividade, que abordará a relação da utopia com o futuro, ocorre a partir das 15h e para participar é necessário se inscrever pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br (cada inscrição é válida apenas para um encontro).

Já às 16h, inicia a segunda temporada de VÉSPER, programação musical ao entardecer que tem curadoria de Leo Felipe. Desta vez, o convidado é o DJ e produtor Giancarlo Lorenci, também conhecido como Hypnorder. Formado em Artes Visuais pela FAAP, em São Paulo, ele explora o campo híbrido da criação contemporânea, combinando elementos visuais e sonoros através da realização de instalações e experimentos diversos.

O artista e pesquisador Bruno Mendonça dá início ao RODA, às 17h. O trabalho de Bruno parte de uma noção de texto expandido, onde investiga questões narrativas e discursivas. Sua produção volta-se, de maneira geral, para as questões sócio-políticas e econômicas, relacionando tanto as problemáticas que envolvem o campo da cultura e suas questões institucionais e mercadológicas, quanto movimentos micropolíticos. Dentro desse campo de pesquisa e atuação o artista tensiona noções de gênero, mídia, entre outros.

Na sequência, às 18h, Mendonça apresenta uma performance do Projeto Beatnik, realizado desde 2007 no qual o artista investiga a linguagem do spoken word e as relações entre música e artes visuais. No Iberê, será apresentando o Live P. A. "antropogayfágico", no qual abordará questões que envolvem a própria Fundação, assim como o momento problemático que vivemos em escala local/global.

Já no domingo, as atividades iniciam às 15h com a performance-improviso Riscos no Ar, com a música e artista plástica Carina Levitan. Ao lado de Guilhermo Ceron, ela apresenta composições autorais cercadas por objetos sonoros. Crianças e adultos serão convidados a participar da experimentação sonora e improvisação junto com os músicos do projeto.

Às 16h, o Cine Iberê apresenta "Globo de Prata" (1988), do diretor Andrzej Zulawski. O filme polonês de ficção científica é baseado no livro homônimo escrito por Jerzy Zulawski e foi indicado ao prêmio de melhor filme do cinema fantástico em 1989. Conforme a sinopse, um pequeno grupo de exploradores cósmicos deixa a Terra para encontrar liberdade e começar uma nova civilização. O que eles não conseguem perceber é que dentro de si mesmos carregam o fim do seu próprio sonho. Muito tempo depois, seus descendentes vivem em uma cultura primitiva onde criaram seus próprios mitos e costumes. Dividida em diversas classes e agora escravizada, esta nova sociedade espera a vinda de um messias. Pra fechar o domingo, às 16h a DJ Paula Vargas, diretora criativa da ONNi e curadora musical da plataforma Superplayer, comanda o VÉSPER.

Na segunda-feira, às 19h, ocorre outro encontro do Seminário A Forma das Coisas Por Vir, com fala de Fábio Gandour, cientista-chefe do Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil. Gandour fará uma apresentação sobre Computação Cognitiva e como esta nova forma de usar computadores pode interferir na criação do saber no futuro. Inscrições pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895