Gramado oferece concertos de música clássica gratuitos até sábado

Gramado oferece concertos de música clássica gratuitos até sábado

Ontem foram anunciados os campeões do III Concurso Jovens Solistas que integra programação do VI Gramado In Concert

Jonathas Costa

Apresentações contam com músicos brasileiros e de outros 15 países

Em pleno mês de Carnaval, o ritmo que tem marcado a semana em Gramado é o clássico. Desde a última sexta-feira a cidade promove a sexta edição do Gramado In Concert, festival que reúne centenas de alunos de várias partes do mundo, técnicos e especialistas da área em shows e competições espalhadas por diversos pontos do município.

Como parte da programação oficial do evento, foram anunciados os grandes campeões do III Concurso Jovens Solistas. Paolla Soneghetti, que interpretou a obra “Un bel di, vedremo”, da ópera Madame Butterfly, de Puccini, foi aclamada em primeiro lugar. Natural do Rio de Janeiro, ela é Bacharel em Canto pela UFRJ e formou-se também pela Academia de Ópera Bidu Sayao do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Os segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, com o clarinetista Eduardo Filippe de Lima e o violonista Bruno Duarte.

A banca de jurados foi formada pelo maestro e coordenador artístico do evento, Leandro Serafim; o maestro e diretor artístico, Linus Lerner; a cantora mexicana Liliana de Conde; o saxofonista Douglas Braga; o trompetista Fábio Brum, da Espanha; o pianista Lachezar Stankov, da Bulgária; o violonista Daniel Wolff e o contrabaixista Petru Iuga, da Alemanha. Em ambas as etapas, os candidatos tiveram dez minutos para se apresentar.

Campeões do concurso e equipe julgadora | Foto: Rafael Cavalli / Gramado In Concert / Divulgação / CP

Programação gratuita

O evento acontece ao longo de nove dias - começou na sexta, dia 7, e vai até o sábado, dia 15 - oferecendo o melhor da música erudita em uma programação totalmente gratuita com concertos de orquestras, grupos de câmara e solistas.

Nesta quinta e sexta-feira o festival promove ainda concertos itinerantes em diversos pontos da cidade a partir das 16h. À noite, em ambos os dias, o palco da ExpoGramado recebe as apresentações da Banda Sinfônica do Festival e da Orquestra Sinfônica B do Festival.

A expectativa, contudo, é com a programação de encerramento na noite de sábado. A partir das 19h a Orquestra Sinfônica A do Festival se apresenta na ExpoGramado. Sob a regência do Maestro Linur Lerner, diretor artístico do festival, a orquestra vai comemorar os 250 anos de aniversário de nascimento de Beethoven. O ponto alto deve ser a interpretação da grandiosa 9º Sinfonia, acompanhada de solistas e um coro de mais de 100 vozes oriundo de coros da região, classe de canto solista e da oficina de canto coral do festival.

 

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895