Grammy faz alterações na categoria Álbum do Ano e impulsiona música clássica e jazz

Grammy faz alterações na categoria Álbum do Ano e impulsiona música clássica e jazz

Academia eliminou o requisito de cinco ou mais faixas caso o disco contenha mais de 30 minutos

AFP

Adele conquistou o prêmio em 2017 com o álbum "25"

publicidade

O Grammy para Álbum do Ano, um dos prêmios musicais mais prestigiados, esse ano terá requisitos menos restritos para permitir que mais obras clássicas e de jazz possam competir nessa categoria. A Academia da Música, formada por um grupo de profissionais que votam pelos ganhadores, anunciou a mudança na quarta-feira antes de começar o processo de
nomeações para a 60ª edição da celebração mais importante da indústria da música, que acontecerá no dia 28 de janeiro de 2018.

Sob regras pré-definidas, a Academia considerava possível concorrer à categoria de Álbum do Ano qualquer trabalho lançado no ano vigente, além de ter a duração mínima de 15 minutos e conter 5 ou mais faixas distintas.  Nessa edição, eliminou o requisito de cinco ou mais faixas caso o disco contenha 30 minutos ou mais de duração.  "A ampliação da definição (da categoria) permite que aconteça uma maior inclusão dos criadores de música que produzem faixas de maior duração, particularmente nos campos de música clássica,  dance music e jazz", informou a instituição em comunicado.

Na prática, os artistas pop e rock têm dominado essa categoria desde os anos sessenta. Os últimos ganhadores do prêmio de Álbum do Ano foram dois grandes sucessos comerciais: o álbum "25" da britânica Adele esse ano, e "1989" de Taylor Swift, em 2016.  A lenda do jazz Herbie Hancock ganhou em 2008, porém com um álbum gravado com a pioneira do folk pop Joni Mitchell.  A Academia da Música anunciou também que 13.000 pessoas poderão votar pela internet nesta edição, ao invés de enviarem seus votos por correio. 



Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895