Haitiana-americana Mama Cax ganha homenagem no Doodle

Haitiana-americana Mama Cax ganha homenagem no Doodle

A modelo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência desafiou os padrões de beleza ao desfilar com com sua prótese

Correio do Povo

Mama Cax foi uma modelo que desafiou os padrões de beleza da indústria da moda

publicidade

Para celebrar o Mês da História Negra, o Doodle desta quarta-feira, dia 8, homenageia a haitiana-americana Mama Cax (1989 - 2019), modelo e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, que desafiou os padrões de beleza da indústria da moda ao desfilar na passarela com sua prótese.

A artista e modelo Mama Cax foi uma das vozes mais ativas pela inclusão de mulheres negras com deficiência no mundo da moda.

Cax apareceu como um Doodle do Google neste 8 de fevereiro, para comemorar sua primeira aparição na Semana de Moda de Nova York. 

Quem é Mama Cax

Nascida como Cacsmy Brutus no dia 20 de novembro de 1989, em Nova York, nos Estados Unidos, ela passou boa parte da vida em Porto Príncipe, no Haiti. Aos 14 anos, foi diagnosticada com um câncer no pulmão e nos ossos.

Dois anos depois, Cax precisou ser submetida a uma cirurgia para colocar uma prótese no quadril — durante o procedimento, sua perna direita acabou amputada.

“Num primeiro momento, ela ficou deprimida e demorou a aceitar a prótese na perna, porque ela gostaria que o equipamento parecesse mais realista e estivesse mais próximo de seu tom de pele”, descreve o Google.

Com o passar do tempo, Cax passou a expressar seu estilo por meio de roupas, maquiagens e cabelos cada vez mais coloridos. Nesse período, ela também passou a usar próteses de perna com vários motivos artísticos.

A modelo ainda abraçou a atividade física — e chegou a completar uma maratona em Nova York com uma handbike (em que os pedais são movidos com as mãos). A vida de Mama Cax foi tragicamente interrompida, aos 30 anos de idade, por complicações médicas em 2019.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895