Hayao Miyazaki anuncia mais um longa antes de "aposentadoria definitiva"

Hayao Miyazaki anuncia mais um longa antes de "aposentadoria definitiva"

Diretor japonês afirmou que está pronto para morrer trabalhando no projeto

Correio do Povo

Mestre do anime tem sofrido para se adaptar às técnicas de desenhos computadorizados

publicidade

O icônico diretor japonês Hayao Miyazaki anunciou que vai dirigir um último filme de anime antes do que chama de sua "aposentadoria definitiva". Aos 75 anos, ele falou à emissora pública japonesa NHK na noite de domingo, que não está satisfeito com o curta que comanda para o Estúdio Ghibli e por isso decidiu propor um longa-metragem. A questão é que ele decidiu se aposentar há três anos, depois de completar "Vidas ao Vento". Voltou à ativa em agosto para articular "Kemushi no Boro" (Boro, a lagarta, em tradução), que é seu primeiro trabalho utilizando a técnica de animação computadoriza.

O diretor-executivo do Ghibli, Toshio Suzuki, também participou de entrevistas e comentou a longa colaboração de Miyazaki para a empresa. "Ele tem sofrido para masterizar a técnica de animação pelo computador, já que viveu sempre desenhando a mãos seus filmes. Nós o apoairemos enquanto ele continuar a trabalhar", afirmou. Suzuki também comentou que o produtor assistiu ao longa "The Red Turtle", em agosto, e afirmou que gostaria de voltar para trabalhar com aquela equipe, quando o lembrou da aposentadoria, anunciada em 2013.

Miyazaki ressaltou que eram apenas pensamentos, mas que o diretor não estava considerando nada seriamente. Até que no último setembro retornou ao estúdio para dirigir "Kemushi no Boro". Nome lendário do anime japonês, o artista afirmou que está pronto para morrer trabalhando no novo filme que propôs e que este será finalmente o seu último. Apesar de não receber nenhum sinal verde para dar início ao projeto, ele anunciou que já começou a fazer os desenhos, sem revelar muitos detalhes sobre seus planos.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895