Henrique Portugal e Marcos Valle lançam single

Henrique Portugal e Marcos Valle lançam single

Laiaraiá’, composta por Leoni, é o resultado do encontro entre pessoas que vivem de música

Carolina Santos *

Henrique Portugal e Marcos Valle com o single "Laiaraiá"

publicidade

O encontro de Henrique Portugal, tecladista do Skank, e Marcos Valle, nome por trás do hit “Estrelar” dos anos 80, se deu nos anos 90. Já naquela época eles planejavam um dia juntar seus pianos e talentos para lançar uma música. Com uma conexão que vai além da formação de pianistas clássicos, a música “Laiaraiá” é o resultado do encontro entre duas pessoas que escolheram viver de música. O single foi lançado na última sexta-feira, dia 11 de novembro, e já está disponível em todas as plataformas digitais, juntamente com um videoclipe gravado na casa de Marcos Valle. “Nós fomos na casa do Marcos, para conversar, bater um papo sobre música e gravamos um vídeo cantando a música, tudo foi muito natural e tranquilo”, lembra o artista.

A letra, escrita por um parceiro de longa data de Henrique, Leoni, logo de cara prendeu a atenção do tecladista. “Eu gostei muito da letra, ela fala sobre como às vezes a melodia é mais interessante que a letra, tem certas canções que é legal você fazer um ‘Laiaraiá’, ou seja, simplesmente cantar uma melodia”, comenta o músico. Além disso, ao longo da música, os artistas chegam à conclusão de que, para falar de amor, é muito mais fácil recorrer à música do que às palavras. 
O músico define o mais novo lançamento, “Laiaraiá”, de seu projeto solo, como: “música adulta contemporânea, que é um termo que eu tenho utilizado bastante. Eu quero fazer música para adultos, sou um cara com mais de 50 anos, eu quero exatamente conversar com as pessoas da minha geração”, explica Henrique.

Com nomes que já fazem história na música popular brasileira é claro que o arranjo tem elementos com a assinatura do Marcos Valle e do Henrique - um pouco de piano Rhodes (instrumento elétrico, cujo timbre inconfundível é associado a inúmeros sucessos da música pop) com elementos do pop e um lirismo que lembra a Bossa Nova e um swing. A música foi produzida por Ruben di Souza, produtor da maioria das canções que Henrique Portugal vem lançando nesta parceria com a BMG. 

SHOW COM DOIS PIANOS

Entre muitos lançamentos de sua nova empreitada de projetos solos, como Henrique define, ele almeja “devolver para a música tudo que ela me deu. Tocando com pessoas que eu admiro: compondo junto e cantando junto”, diz o tecladista. Outras músicas, compostas juntamente com Leoni, tem previsão de lançamento para 2023. E com Marcos Valle, Henrique Portugal planeja fazer um show com dois pianos. 

O Skank comunicou o encerramento das suas atividades em 2019. Com a pandemia mundial, a turnê de despedida acabou ficando pra depois. A primeira passagem da turnê pela capital gaúcha lotou o Araújo nas duas noites de apresentações. O público pediu mais uma chance de cantar os hits dos mineiros e foi atendido - mas, agora, é realmente a última oportunidade: nos dias 25, 26 e 27 de novembro, de sexta a domingo, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685). Os ingressos ainda estão disponíveis na plataforma Sympla. “Esses shows agora no final do mês no Araújo Vianna serão realmente os últimos em Porto Alegre, porque a gente para no final de março. O Skank fecha o escritório, apaga as luzes”, diz o tecladista da banda.

Sobre esse momento, Henrique diz que o clima está longe de ser de despedida. “Se você imaginar que nós somos uma banda de mais de 30 anos e que a gente realizou muito mais do que imaginávamos quando começamos. Então, estamos fazendo, na verdade, um encontro final com as pessoas que fizeram parte da nossa história”, comenta. E ainda complementa, “nós estamos comemorando, porque fizemos muito mais do que a gente imaginava. Não existe essa coisa de clima de despedida. É um encontro de amigos, provavelmente o Skank foi trilha sonora da vida de muita gente que está indo nesses shows, e essas pessoas tornaram possível a gente ser artista e viver de música”, finaliza. 


* Texto sob a supervisão do editor do Caderno de Sábado, Luiz Gonzaga Lopes. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895