"Herói de Sangue" já está em cartaz nos cinemas

"Herói de Sangue" já está em cartaz nos cinemas

Filme é produzido e protagonizado por Omar Sy

Adriana Androvandi

Omar Sy interpreta um pai senegalês que faz de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado para lutar pelos franceses na IGuerra Mundial.

publicidade

O filme “Herói de Sangue” (Tirailleurs), protagonizado por Omar Sy (de “Lupin”, “Intocáveis”), está em cartaz nos cinemas brasileiros, com distribuição de Synapse Distribution. A direção é de Mathieu Vadepied.

Em Porto Alegre, o longa-metragem tem sessões em salas da Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), até 19 de julho, no horário das 14h30min e 19h15min.

Escrito por Vadepied e Olivier Demangel, “Herói de Sangue” retrata uma história apagada da memória da França, mas que ressoa até hoje no povo de Senegal. Omar Sy interpreta um pai senegalês que fará de tudo para salvar seu filho de 17 anos, que foi recrutado à força para lutar pelos franceses na Primeira Guerra Mundial.

No material de divulgação do filme, Omar Sy explica seu interesse no tema: “Não entendo por que a história dos soldados senegaleses, ou soldados de outros lugares, foi tão raramente contada. Não há nenhuma explicação. Tudo o que sei é que você não costuma ouvir sobre ela. Mas eu acho que é uma perda de tempo ficar pensando sobre esse fato. O importante hoje é contar, e pronto. É por isso que fizemos este filme”. Ele revela que mais importante que abordar esse momento histórico, é fazer com que ele seja lembrado.

Dessa forma, o ator, que também é francês, ao lado do diretor, coprodutores e equipe procurou conduzir a trama da maneira mais verossímil possível. Durante toda a produção, o cineasta Mathieu Vadepied mantinha em mente a preocupação com o posicionamento dos personagens no filme. A ideia era evitar a caricatura no roteiro e em tela. “Nunca paramos de tentar encontrar um equilíbrio entre a história épica e o estudo intimista, visto na fricção e na tensão que marca todo o filme. O público precisa sentir essa intimidade [entre pai e filho], enquanto observa a influência e a violência de uma guerra que marcou gerações. Aldeias inteiras foram roubadas. Seus entes queridos nunca retornaram. Alguns desapareceram sem sequer terem um enterro”, diz Vadepied.

Além de Omar Sy, o elenco do filme inclui Alassane Diong (“O Rei das Sombras”), que interpreta o filho, e Jonas Bloquet (“A Freira”, a série “1899”).

Confira o trailer:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895