História do músico Duke Ellington é tema de encontro no Instituto Ling

História do músico Duke Ellington é tema de encontro no Instituto Ling

Audição Comentada de Jazz sobre o artista ocorre nesta quinta-feira

Correio do Povo

Duke Ellington terá sua trajetória contada em evento no Instituto Ling

publicidade

O artista Duke Ellington será tema de um encontro no Instituto Ling (rua João Caetano, 440, Três Figueiras), nesta quinta-feira, em Porto Alegre. O jornalista Paulo Moreira irá comandar, a partir das 19h30min, uma Audição Comentada de Jazz sobre o maestro, pianista e compositor criativo de mais de três mil músicas. 

O encontro ainda terá apresenção do saxofonista Vasco Piva e a pianista Dionara Schneider interpretando ao vivo algumas das maiores obras do jazzista norte-americano.

História e curiosidades

Durante a audição, Paulo Moreira irá resgatar a história do músico, com memórias e curiosidades, como o apelido de duque (Duke), que se deve à pose nobre e ao fato do músico estar sempre bem vestido. 

Ellington dirigiu orquestras e fez arranjos de obras de grandes nomes da música, como Mozart, Schubert, Bach e Brahms, mas o jazz foi uma constante. Não mudou seu estilo, embora tenha visto nascer diversas correntes durante sua carreira, como o bebop, o free e o jazz-rock. O colorido das sonoridades orquestrais enriqueceram o som de sua big band. “A orquestra é meu instrumento”, costumava dizer o músico. 

Ingressos 

Os ingressos custam R$ 40 (inteiro) e R$ 20 (meia-entrada) e estão disponíveis no site Instituto Ling e na bilheteria do centro cultural.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895