Hito Steyerl é a primeira mulher eleita a pessoa mais influente da arte contemporânea

Hito Steyerl é a primeira mulher eleita a pessoa mais influente da arte contemporânea

Artista alemã é conhecida pelo tom político do seu trabalho

Correio do Povo

Lista anual é realizada pela revista ArtReview

publicidade

A artista, escritora e teórica alemã Hito Steyerl, conhecida por assumir uma forte posição política e sem medo de desafiar o poder do mercado de arte, foi nomeada a pessoa mais influente da arte contemporânea. Ela é a primeira mulher a alcançar a lista anual Power 100, da revista ArtReview, agora em sua 16ª edição. Nascida em Munique, ela foi eleita por um comitê de 20 insiders, presidido pelo curador Hans-Ulrich Obrist, diretor artístico das Galerias Serpentinas de Londres.

Oliver Basciano, editor internacional da ArtReview, disse que Steyerl é uma grande influência para outros artistas. "A maneira como ela trabalha, não apenas seu trabalho real, mas a maneira como ela dirige seu estúdio, é uma influência e uma inspiração para muitos artistas mais jovens”, analisou. Steyerl faz grandes esculturas, instalações e vídeos que são o produto de grandes quantidades de pesquisa. Este ano, por exemplo, suas obras apareceram no Skulptur Projekte Münster, que ocorre uma vez por década, e em exposições em Buenos Aires, Copenhague, Düsseldorf, Gwacheon, Helsínquia, Nova Iorque, São Paulo, Turim e Viena.

Steyerl está longe de ser um nome familiar, mas Basciano espera que isso esteja mudando. "O mundo da arte é um lugar bastante insular e demora um pouco para um artista florescer, para se tornar um nome que minha mãe e meu pai conhecem. Mas ela está se tornando cada vez mais conhecida no mundo mais amplo". Ele ainda disse que Steyerl foi umdos vários artistas na lista de 2017 que tentam, às vezes, ter sucesso, ter uma influência política e social mais ampla.

"Estamos buscando artistas que têm uma prática muito forte, estão em museus em todo o mundo, fazendo tudo o que você esperaria de um artista, mas também estão fazendo mais. Após os últimos anos que o mundo teve, acho que é uma coisa muito importante para ver", comentou. Por essa razão, o artista francês Pierre Huyghe, cujo trabalho se concentra em questões ambientais, está em segundo lugar enquanto o artista vencedor do prêmio Turner Wolfgang Tillmans, que esteve envolvido em campanhas artísticas contra Brexit e o Partido de Extrema Direira da Alemanha, é o 11º.

De acordo com uma nota divulgada no site da publicação, "os vídeos e as instalações de Steyerl são apresentados por narrativas históricas e políticas, abordando a cultura e a identidade digitais ao longo do caminho. Em sua escrita acadêmica rigorosa, palestras performativas e ensinamentos, ela é obstinadamente franca, influenciando criticamente as agendas internacionalmente".

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895