Homenagens para Clarice Lispector

Homenagens para Clarice Lispector

Centenário da escritora é lembrado em atividades gratuitas da Secretaria Municipal da Cultura e Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Clarice Lispector em um momento único no ano de 1969

publicidade

A Secretaria Municipal da Cultura celebra o centenário de Clarice Lispector, no próprio dia do aniversário, programando uma noite repleta de poesia. Hoje, 19h, o Teatro Renascença sediará evento virtual, com trechos, canções e comentários sobre a obra da mais emblemática escritora brasileira. A transmissão será gratuita pelo canal da Coordenação de Artes Cênicas no YouTube (link bit.ly/LispectorCAC). A atriz Sandra Possani fará leitura de crônicas do livro “A Descoberta do Mundo”, “Tortura e Glória”, “As Crianças Chatas”, “A Surpresa” e “Daqui a Vinte Cinco Anos”. Ao longo da apresentação, ela lerá trechos de obras emblemáticas da autora, como “Paixão Segundo G.H.” e “Água Viva”. A cantora e violinista Júlia Reis irá costurar as leituras e comentários com canções, como “Clarice”, “Oração ao Tempo” e “Tigresa” de Caetano Veloso e “Que Deus o Venha” de Cazuza. E a pós-doutoranda na PUCRS, Débora Mutter, que é pesquisadora e “clariceana”, fará interrupções em alguns momentos para comentar os textos selecionados.

O grupo Clarice, Mãe da Humanidade apresenta “O Olhar de Clarice” às 20h, ao vivo no canal do YouTube do CHC Santa Casa, também gratuito. Com direção de Bob Bahlis, a peça mescla o formato recital, rádio novela e devaneios. É narrada como se fizesse parte da “Rádio Relógio”, do livro “A Hora da Estrela”. Ensaiada on-line, terá o primeiro encontro presencial do elenco hoje, com microfones, para que seja mantido o distanciamento, no palco do CHC Santa Casa. A narrativa traz Clarice cega, convidando os amigos para passar uma noite na casa de praia da família e celebrar seu 30º aniversário. Os convidados começam a ter epifanias e a protagonista - interpretada por Karine Rodrigues, que além de atriz é cantora e cega – pede para cada convidado descrever como é o nascer do sol no mar. Também participam do espetáculo Manuela Falcão, Vanessa Gross, Juliana Sixel, Rodrigo Francesch e Gabriel Gonçalves. O grupo surgiu na pandemia, em agosto, quando Bahlis deu início aos encontros virtuais, com selecionados no curso “Monólogos em Clarice Lispector”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895