“Inútil a Chuva” entra em cartaz no Porto Alegre em Cena nesta segunda

“Inútil a Chuva” entra em cartaz no Porto Alegre em Cena nesta segunda

Desaparecimento de patriarca marca enredo de peça que estará no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Vera Pinto

“Inútil a Chuva” entra em cartaz no Porto Alegre em Cena

publicidade

Uma família às voltas com o desaparecimento do patriarca, tentando descobrir e entender o que aconteceu é o enredo do mais recente trabalho da companhia carioca Armazém, uma das mais conceituadas do Brasil, em “Inútil a Chuva”. Escrita pelo diretor Paulo de Moraes e seu filho, Jopa Moraes, está nesta segunda e terça-feira, às 21h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Independência, 75), pelo Porto Alegre em Cena. 

Diferente das outras criações do grupo, desta vez o processo de criação foi mais importante que o tema a ser abordado. “A gente tentou construir a peça mais de uma ideia formal do que uma construção temática. Assim, “quadros independentes vão contaminar a narrativa”, diz Paulo. Isto para contar a história de um artista plástico sem projeção, que escreve uma carta de suicídio e some. Mas o corpo não aparece, o que suscita dúvidas. E em meio a esta incógnita, sua obra se torna fundamental no mundo das artes. “Discutimos a ideia da importância da arte, de onde ela vem e o lugar que pode ocupar neste mundo, cada vez mais caótico”, explica o dramaturgo. 

A montagem foi estruturada como se fossem oito pinturas criadas pelo pintor: “é como se a arte estruturasse a vida”, diz. Através dos personagens — a esposa, os três filhos, uma jornalista em busca da verdade e de um amigo do desaparecido, a plateia vai desvendando sua personalidade, a partir de relatos dos familiares, amigos e interessados no legado deste artista. Em um barco eles navegam por caminhos obscuros, e convivem com a falta desta pessoa. Para Paulo, “a peça fala sobre a experiência de viver ao lado de uma ausência. Porque é a presença do outro que completa a vida”.

“Inútil a Chuva” estreou, com sucesso de público e crítica, em outubro do ano passado, tendo percorrido a Capital e Interior do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Com música ao vivo, tem no elenco os atores Patrícia Selonk, Andressa Lameu, Leonardo Hinckel, Tomás Braune, Marcos Martins e Lisa Eiras.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895