Inscrições para o Ópera Estúdio são prorrogadas até 23 de maio
A terceira edição do Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores oferece aulas gratuitas para artistas

publicidade
O Ópera Estúdio, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e a Fundação Theatro São Pedro (FTSP), está com inscrições abertas para a terceira edição do Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores. O período de inscrições, que teve início em 3 de abril, foi prorrogado até 23 de maio. A formação, que já teve duas edições de sucesso, oferece aulas gratuitas para artistas interessados em aprimorar suas habilidades.
Neste ano, serão 16 vagas disponíveis para alunos de canto e piano, além de 5 vagas para suplentes. Artistas residentes em todo o Brasil, maiores de 18 anos, podem se inscrever no site ospa.rs.gov.br/opera-estudio, preenchendo a ficha de inscrição e anexando currículo, carta de intenção e gravação das obras solicitadas no edital do curso.
Os candidatos aprovados terão a oportunidade de participar de aulas, workshops e masterclasses entre setembro e dezembro deste ano, nas instalações da Casa da OSPA e do Complexo Multipalco do Theatro São Pedro.
Durante o curso, os alunos terão acesso a um programa diversificado, que abrange aspectos como canto, repertório, expressão corporal e cênica. Além disso, terão a chance de se apresentar em três espetáculos abertos ao público: o recital "A Voz em Conjunto", o espetáculo cênico "Puccini e a Essência Lírica" e a montagem completa da ópera "Gianni Schicchi", de Giacomo Puccini, com remuneração para cada apresentação.
Desde sua primeira edição, em 2022, o Ópera Estúdio oferece aulas gratuitas para cantores líricos em busca de profissionalização, contando com renomados professores do cenário musical brasileiro. A coordenação-geral do projeto está a cargo do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté, com Flávio Leite e Eiko Senda atuando como diretores pedagógicos.