Inscrições para o Festival Aquarela Preta encerram-se neste sábado (25)

Inscrições para o Festival Aquarela Preta encerram-se neste sábado (25)

Artistas de Hip Hop podem fazer suas inscrições para participar do evento, que será em 15 de abril

Correio do Povo

Negra Jaque, Mariana Marmontel e Felipe Deds organizam o festival

publicidade

O Festival Aquarela Preta irá se realizar no sábado do dia 15 de abril, no Galpão Cultural, no Morro da Cruz, em Porto Alegre, em uma iniciativa do coletivo Poetas Vivos. A programação prevê shows musicais, DJ (set list de rap e hip-hop), danças urbanas, grafite, Slam (batalha de poesias) e batalha de rima modalidade conhecimento. Haverá premiação em dinheiro para os primeiros lugares. Todas as atividades terão entrada franca. 

Segundo os idealizadores do projeto, Mariana Abreu Marmontel e Felipe Deds, o Festival Aquarela Preta tem como objetivo dar visibilidade e potencializar artistas pretos, pretas e periféricos (as/es) e LGBTQIAP+ no contexto do movimento Hip-Hop. Busca, também, difundir os cinco pilares da cultura Hip-Hop: MC, DJ, Danças Urbanas, Grafite e Conhecimento. Outra finalidade do projeto é promover a descentralização dos espaços culturais focados no atendimento de crianças e jovens das comunidades. 

Artistas dos cinco pilares do Hip Hop interessados em compor a programação do Festival Aquarela Preta podem se inscrever até sábado, dia 25 de março, no link: https://bityli.com/EA4ggb. Somente quem irá concorrer pelo pilar do Conhecimento (Slam e Batalha de Conhecimento) poderá fazer a inscrição no dia e no local. O grupo também disponibilizou no link uma série de papeis de parede, criados exclusivamente para o projeto pela designer Natalia Brock. As ilustrações criadas pela artista fazem alusão aos cinco elementos do Hip Hop. 

Além dos shows artísticos, o coletivo Poetas Vivos promoverá um bate-papo educativo, falando sobre o movimento dos slams no Brasil e no Rio Grande do Sul. O propósito é a multiplicação dessas rodas culturais dentro das periferias da cidade. Neste sentido, o apoio ao Galpão Cultural, como polo agregador na comunidade do Morro da Cruz, é fundamental para seu fortalecimento. Dirigido pela rapper Negra Jaque, o Galpão Cultural cumpre função social relevante no bairro, onde atua como espaço de aprendizado, de acolhimento e de promoção da cidadania para crianças e jovens no contraturno escolar.

Sobre os Poetas Vivos

Poetas Vivos é uma iniciativa afrocentrada que fomenta a arte e a educação negra e periférica. O coletivo foi criado em 2018 por jovens artistas negros de Porto Alegre e que atua diretamente em escolas, universidades, espaços comunitários e públicos, desenvolvendo oficinas, palestras, batalhas de poesia e freestyle, abordando o tema da Educação das Relações Étnico Raciais, o racismo, a desigualdade econômica, social e ambiental, fomentando a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que obrigam o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena em todo o âmbito escolar. 

 

Ao longo dos quatro anos de existência, a iniciativa cultural já esteve presente nos mais importantes eventos e campeonatos de poesia falada no Estado e no Brasil. Em 2021, realizaram o projeto “Poetas Vivos - Formando Multiplicadores de Cidadania”, curso voltado a educadores sociais, agentes culturais e professores de escolas da rede pública de ensino, viabilizado por meio do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em Parceria com a Fundação Marcopolo. A iniciativa cultural Poetas Vivos é formada por Mariana Abreu Marmontel, Felipe Deds, DaNova, Ericsson e Dickel. 

SERVIÇO:

Festival Aquarela Preta

Inscrições gratuitas até o dia 25 de março de 2023 pelo link: https://bityli.com/EA4ggb

Financiamento: Fumproarte | Secretaria Municipal da Cultura | Prefeitura de Porto Alegre

Realização: Iniciativa Cultural Poetas Vivos

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895