Itália quer renegociar empréstimo de pinturas de Leonardo da Vinci ao Louvre

Itália quer renegociar empréstimo de pinturas de Leonardo da Vinci ao Louvre

Acordo foi feito para que obras façam parte de exposição que marcará os 500 anos da morte do artista

AFP

Itália quer renegociar empréstimo de pinturas de Leonardo da Vinci ao Louvre

publicidade

A Itália quer renegociar o contrato de empréstimo de todas as pinturas de Leonardo da Vinci para o Louvre em 2019, para uma exposição que marcará os 500 anos de sua morte, informou a imprensa italiana no sábado. A secretária de Cultura, Lucia Borgonzoni, da Liga (extrema direita), declarou ao Corriere della Sera que os termos do acordo assinado pelo ex-ministro da Cultura, Dario Franceschini, eram "inconcebíveis".

"Leonardo é italiano, ele só morreu na França", explicou sobre o famoso artista renascentista, nascido na Itália em 1452 e falecido na França em 1519. "Emprestar essas pinturas ao Louvre deixaria a Itália à margem de um grande evento cultural", acrescentou.

Em 2017, a Itália se comprometeu a emprestar todas as pinturas de Da Vinci ao Louvre para uma exposição programada para 2019. "Temos que renegociar tudo. Quando a autonomia dos museus está em jogo, o interesse nacional não pode ficar em segundo lugar. Os franceses não podem ter tudo", afirmou.

O acordo entre os dois países também prevê que o Louvre emprestará as obras de Rafael ao estábulo do Quirinale para uma exposição em 2020.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895