Itaú Cultural homenageia Vladimir Herzog no dia em que o jornalista completaria 85 anos

Itaú Cultural homenageia Vladimir Herzog no dia em que o jornalista completaria 85 anos

Portal da instituição revisita a vida e obra do jornalista, editor, fotógrafo, ator e cineasta, em vasto material da mostra realizada realizada em 2019

Correio do Povo

Entusiasta do documentário social, no cinema Herzog colaborou como produtor, pesquisador e assistente de direção em longas e curtas-metragens que circularam em festivais internacionais.

publicidade

Nesta segunda-feira, dia 27 de junho, quando se completa 85 anos de nascimento do jornalista Vladimir Herzog, o site do Itaú Cultural relembra a trajetória do intelectual morto em 1975, no período ditatorial. Homenageado em 2019, na 46ª edição do programa Ocupação, a vida e a produção intelectual de Vlado – nome de nascimento que ele, imigrante iugoslavo, preteriu por um que soasse comum no Brasil – ganhou luz e aproximou o público de suas variadas facetas além do jornalismo.

O vasto material disponível no hotsite da exposição dedicada a ele https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/vladimir-herzog/, também faz referência ao Vlado fotógrafo e desbravador do audiovisual, evidenciando a sua potente veia artística. Ele era visto frequentemente na companhia de sua câmera fotográfica, tanto em viagens quanto em situações cotidianas em família. Cultivava um olhar poético para paisagens, pessoas e objetos, como é possível ver em alguns registros de sua autoria disponíveis no site.
Entusiasta do documentário social, no cinema colaborou como produtor, pesquisador e assistente de direção em longas e curtas-metragens que circularam em festivais internacionais, como Viramundo (1965), de Geraldo Sarno, e Doramundo (1978), de João Batista de Andrade. Sobre Marimbás (1963), o único dirigido por Herzog e criado durante um curso com Arne Sucksdorff, há um audiovisual com depoimentos de Andrade, do jornalista Luiz Weis e do cineasta Sérgio Muniz.

O público também tem acesso a outros vídeos com entrevistas das publicitárias Nilce Tranjan e Clarice Herzog, viúva de Herzog, do jornalista Nemércio Nogueira, de um de seus filhos, o engenheiro Ivo Herzog, entre outros. Ainda, há disponíveis tanto textos do homenageado transcritos, quanto cartas, como a escrita por seu pai, em 1968, que descreve o que aconteceu a família na Segunda Guerra Mundial até migrarem para o Brasil.

A biografia completa de Herzog pode ser acessada no link: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa640201/vladimir-herzog. 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895