IV Farol Literário começa em Torres

IV Farol Literário começa em Torres

Evento ocorre de 13 a 15 de novembro

Correio do Povo

Eduardo Jaques, um dos criadores do Farol Literário em Torres

publicidade

Começa neste domingo e segue até 15 de novembro IV Farol Literário em Torres, dando sequência à iniciativa de Eduardo Jacques e Joaquim Moncks que o criaram em 2017. O Farol Literário é um evento que pretende, além do encontro de escritores com leitores, incentivar as diversas linguagens literárias e culturais, sobretudo àqueles que almejam espaços alternativos de divulgação de suas obras. Na edição deste ano, o patrono é o poeta Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras, e a homenageada a poeta Ney Azambuja.

O evento foi aberto na tarde deste domingo no Auditório da Universidade de Caxias do Sul em Torres. O Farol Literário tem dois principais focos de debates: O Centenário da Semana de Arte Moderna, motivo de livro recente de Luiz Augusto Fischer, professor da UFRGS (presente ao evento), e Economia Criativa, com a participação do professor Jorge Piqué, defensor da instalação de Distritos Criativos nas cidades.

Estão previstas sessões de cinema com alunos da Escola Estadual Marcílio Dias em Torres, e algumas escolas do Passo de Torres (SC), com vistas a fomentar a criatividade literária dos alunos e apresentar a eles os escritores da cidade.  A Livraria SuperLivros contará com uma estante só com livros de autores locais.

O Farol Literário vem crescendo sistematicamente a cada edição, apesar do lapso da pandemia e vem contando, cada vez mais, com  autores de várias cidades do Rio Grande do Sul, pretendendo, nesta edição, configurar-se como uma Festa Literária de caráter turístico-cultural para todo o Vale do Mampituba.

O IV Farol está sendo organizado pelo Movimento Torres Além Veraneio, uma ação de autores e promotores da Cultura em Torres voltada à maior atenção governamental às Artes, Filosofia e Artesanato, não só como instrumento da formação da cidadania, como de promoção do turismo na cidade ao longo do ano. O encontro é destinado a escritores, apreciadores da arte e da literatura, bem como o público em geral.

Eduardo Jaques é um dos idealizadores e criador do Farol Literário, que chega à sua quarta edição. Ele é graduado em Psicologia, especialista em Filosofia e em Neurociência e Física da Consciência. Atualmente cursa o Mestrado em Psicologia pela UCS. Publicou os livros Sublimação (2016) e Palavras Confinadas (2021), ambos do gênero Poesia. 

Um dos organizadores da edição 2O22 é Paulo Tim, carioca, radicado em Torres desde 2O12. Tim é graduado em Economia pela UFRGS e é Diretor da Rádio Comunitária, Cultural FM Torres. Tem seis livros de Crônicas sobre cultura, economia e política, publicados em no RS e DF.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895