Júri de festival no Marrocos protesta contra remoção de cartazes de filmes brasileiros na Ancine

Júri de festival no Marrocos protesta contra remoção de cartazes de filmes brasileiros na Ancine

Diretor Kleber Mendonça Filho publicou foto reunindo artistas vestindo os pôsteres das produções

Correio do Povo

Grupo reuniu-se para protestar contra decisão de retiradas de cartazes de filmes brasileiros da Ancine

publicidade

Membros do júri do Festival de Cinema de Marraquexe, no Marrocos, reuniram-se em um ato contra a decisão da Agência Nacional de Cinema (Ancine) de retirar cartazes de filmes nacionais da sua sede e interromper a divulgação de eventos e obras brasileiras em seu site. 

O diretor Kleber Mendonça Filho, que foi responsável por "Bacurau" ao lado de Juliano Dornelles, reuniu atores que mandaram fazer camisas com os pôsteres dos longas nacionais para demonstrar apoio ao Cinema Brasileiro. "A comunidade internacional está de olho", escreveu no post no Instagram. Na foto, estão Tilda Swinton, David Michot, Recebecca Zlotowski, Chiara Mastroianni, Andrea Arnold e Ali Essafi. 

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a retirada de cartazes da sede da Ancine ocorreu na última terça-feira. Eram mais de cem quadros que estavam expostos no local desde 2002. O mesmo ocorreu no site da agência, em que uma aba fixa que mostrava os cartazes das novas produções brasileiras e a ficha técnica das obras também sumiu. 

Segundo o diretor de comunicação da Ancine, Érico Cazarré, a retirada das informações do site foi definido em reunião com o presidente-interino do órgão, Alex Braga, em novembro, em que a ação visa isonomia, impressoalidade e o interesse do público ao não favorecer determinadas obras. "Havia muitos pedidos de divulgação, de festivais a eventos  e palestras. Se eu fosse botar um filme, teria que ter todos", disse. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Essa semana a Ancine tirou das suas paredes cartazes dos filmes brasileiros que a instituição sempre promoveu como parte da sua missão. O júri oficial do #festivaldemarrakech composto por atrizes, roteiristas, cineastas e escritores mandou fazer camisas para vestir no peito cartazes de filmes brasileiros e assim mostrar apoio ao Cinema Brasileiro. A comunidade internacional está de olho. Com David Michot (Austrália), REBECCA ZLOTOWSKI (França), eu, Tilda Swinton (Escócia), Chiara Mastroianni (Itália/França), ATIQ RAHIMI (Afeganistão/França), Andrea Arnold (Inglaterra)e ALI ESSAFI (Marrocos). ——— It was widely reported this week that at the Brazilian Film Agency Ancine all Brazilian film posters were taken down from walls and from its official site. Ancine’s mission has always been for almost 20 years to regulate and promote Brazilian cinema. The jury at the Marrakech International Film Festival composed by actors, screenwriters and filmmakers shows solidarity wearing some of those posters on this picture taken yesterday. With Tilda Swinton, REBECCA ZLOTOWSKI, Chiara Mastroianni, David Michot, ATIQ RAHIMI, Andrea Arnold e ALI ESSAFI. #cinemabraaileiro aidentidadedocinemabrasileiro #Ancinesemfilmeesemcartaz #brasilnocinema #ocinemabrasileiroemcartaz #audiovisualbrasileiro #conteudobrasileiro #acaradocinemabrasileiro

Uma publicação compartilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho) em

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Com Rojas, Dutra, Coutinho e Tilda.

Uma publicação compartilhada por Kleber Mendonça Filho (@kleber_mendonca_filho) em


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895