João Maldonado lança single em homenagem aos 65 anos da Bossa Nova

João Maldonado lança single em homenagem aos 65 anos da Bossa Nova

“Meu coração sempre me avisa” será lançada em 1º de setembro nas plataformas, com participações de Analu Sampaio, Roberto Menescal e Paulo Braga


Correio do Povo

João Maldonado e a cantautora Analu Sampaio no estúdio Soma em Porto Alegre

publicidade

A batida do violão de João Gilberto aliado a um canto suave marcou o surgimento da Bossa Nova, que, em 2023, completa 65 anos. A data, não por acaso, marca o aniversário de Tom Jobim. Passadas seis décadas, a Bossa ainda encanta plateias, até muito mais no exterior que no Brasil. “De Frank Sinatra a Billie Eilish, centenas de compositores e intérpretes foram conquistados pelas harmonias sofisticadas e pela sutileza interpretativa características do gênero que, há muito tempo, já conquistou o seu lugar definitivo no mundo e levou a música brasileira a um patamar que nunca havia sido alcançado”, diz a escritora Bruna Ramos da Fonte, autora do livro "Essa Tal de Bossa Nova".

 

Musicalmente, a Bossa Nova traz o samba em seu DNA. Outros estilos foram se encaixando no estilo, entre eles o cool jazz do trompetista Chet Baker, a guitarra limpa e suave de Barney Kessel e as criações de impressionistas franceses, como Debussy e Ravel, sem falar na influência vocal de Frank Sinatra, Julie London e Ella Fitzgerald. “Trouxemos para o movimento três coisas básicas: novas harmonias mais elaboradas, novas letras de música calcadas, principalmente, em coisas pra cima, esperançosas, evitando sempre aqueles lamentos dos sambas-canção, e, por fim, as batidas do violão que a gente fazia e não ficava feliz até que João Gilberto trouxe a dele e tudo arredondou”, resume Roberto Menescal, um dos pais da Bossa Nova e que participa do novo single do pianista João Maldonado, “Meu coração sempre me avisa”.

 

A música, que será lançada no dia 1º de setembro (uma sexta-feira) em todas as plataformas de streaming, conta, ainda, com as participações da jovem cantautora Analu Sampaio e do baterista Paulo Braga, que também faz parte da história da Bossa Nova. Completam o time o baixista Luciano Albo e o flautista Franco Salvadoretti. “Meu coração sempre me avisa” estará no próximo álbum de Maldonado em homenagem à Bossa Nova, previsto para o final do ano, trazendo diversos convidados para esta celebração, como Quarteto do Rio – cantando música de João Maldonado e Paulo Mello (baixista do Taranatiriça) e Antonio Villeroy – interpretando uma de suas canções nunca gravadas –. O single enfatiza os artistas que iniciaram o movimento e faz citações que ativam a memória afetiva e remetem aos seus maiores clássicos. Tudo veio despretensiosamente. "A música  surgiu em 2021, literalmente, de um sonho que tive. Acordei de madrugada com a letra toda na cabeça para escrever e gravar. Ela ficou guardada este tempo para ser maturada e aguardar o momento certo e as pessoas certas para gravarem. Tudo se consolidou justamente no ano em que a Bossa Nova celebra 65 anos”, conta Maldonado.

 

FICHA TÉCNICA

 

"MEU CORAÇÃO SEMPRE ME AVISA"
João Maldonado: composição, letra, música, piano, voz e arranjos
Analu Sampaio: voz
Roberto Menescal: violão
Paulinho Braga: bateria
Luciano Albo: baixo e arranjos
Franco Salvadoretti: Flauta

Estúdio Soma (Porto Alegre): Juliano Maffessoni
Estúdio Marini (Rio de Janeiro): Mauro Araújo
Estúdio La Maison (Rio de Janeiro): Didier Fernan
Estúdio Cegonha (Porto Alegre) | Engenheiro de som, mixagem e masterização: Luciano Albo

Selo: Loop Discos


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895