Jornada celebra centenário do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin

Jornada celebra centenário do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin

Promovida pelo Sesc São Paulo, abertura hoje conta com o colunista do jornal Correio do Povo, Juremir Machado da Silva

Correio do Povo

As duas mesas de "Jornadas Edgar Morin - A vida em tempos de incertezas e a construção do futuro" serão voltadas para as incertezas do futuro no mundo contemporâneo, tendo como referência sua vasta obra e a pluralidade de interpretações dela decorrentes

publicidade

Nesta segunda  e terça-feiras, às 15h, "Jornadas Edgar Morin - A vida em tempos de incertezas e a construção do futuro" irá celebrar o centenário do filósofo e sociólogo francês  Edgar Morin - completado em 8 de julho, em lives transmitidas pelo Facebook e Youtube Sesc SP. As conferências terão participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Edgar Morin é um pensador polifônico, transdisciplinar, empenhado em ampliar a compreensão de um mundo cada vez mais interligado, interconectado, interdependente, devastado por uma policrise planetária, que demanda uma política de civilização capaz de superar o mal-estar, regenerar o humanismo, ampliar a ética. As duas mesas serão voltadas para as incertezas do futuro no mundo contemporâneo, tendo como referência sua vasta obra e a pluralidade de interpretações dela decorrentes. A relação do Sesc com o pensador  remonta aosanos 1990 e resultou em uma longa e frutífera trajetória do encontro do pensamento de Morin com os ideais da entidadeo, que culminou na criação de um site em 2002, reformulado e relançado no ano passado, durante uma live da série Ideias, com a presença do pensador. A página  edgarmorin.sescsp.org.br  traz o rico itinerário de vida do intelectual ao longo do século XX, sistematizado cronologicamente, destacando os momentos mais marcantes em formato de história em quadrinhos - com o objetivo de divulgar a obra também para as novas gerações. 

Hoje, o encontro conta com abertura de Edgar Morin e do diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, prólogo de Edgard de Assis Carvalho e participação de Maria da Conceição Xavier de Almeida e do colunista do Correio do Povo, Juremir Machado, que traduziu quatro dos seis volumes de "O Método" de Edgar Morin, com quem fez pós-doutorado na França . A mediação é de Lia Diskin, com apresentação de Heloisa Pisani. Amanhã, a mesa conta com a participação de Tereza Mendonça Estarque e Izabel Petraglia, prólogo de Edgard de Assis Carvalho, mediação de Mário Sérgio Cortella, epílogo de Michel Maffesoli e apresentação de Heloisa Pisani .

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895