José Spaniol, abre, em março, a programação de 2023 do V744atelier

José Spaniol, abre, em março, a programação de 2023 do V744atelier

Na exposição "Sem peso & Cem medidas", o artista faz uma mostra de caráter retrospectivo da carreira e destaca esculturas e instalações que marcam sua trajetória artística

Correio do Povo

2022, Clash! Mesa de ardosia bronze com banho de prata. Aluminio com banho de prata e bronze (detalhe)

publicidade

Com um caráter retrospectivo, a nova exposição do artista plástico José Spaniol inaugura no próximo sábado, 4, às 17h, no V744atelier, em Porto Alegre. A data marca a abertura da programação de 2023 do espaço expositivo idealizado e dirigido pela artista visual Vilma Sonaglio. Intitulada “Sem peso & Cem medidas”, o título estabelece um paradoxo em relação à situação dos objetos. “Sem peso” remete a uma ausência e a falta de gravidade, “Cem medidas” fornece uma ideia de contagem, de quantidade, de aferição, precisão. É, segundo seu autor, uma ironia, pois, ao contrário do que o título sugere, as obras expostas estão escoradas, em suspensão, num aparente equilíbrio. 

Pintor, escultor e professor de artes visuais, o gaúcho José Spaniol vive e trabalha em São Paulo, onde consolidou sua trajetória. Desde o início de sua carreira, na década de 1980, suas pinturas já apontavam para um desdobramento espacial, trocando a tela por um conjunto de ripas alinhadas, criando ritmos na horizontal e vertical. Já na década de 1990, as obras escultóricas remetem a objetos simples e cotidianos, como peças de mobiliário, cadeiras que são espelhadas pelo espaldar se desdobram no espaço. Na atual década, a investigação se intensifica com questões que passam a surgir do próprio trabalho, reaparecendo por um novo ponto de vista. 

Segundo Spaniol, “Sem peso & Cem medidas” pode ser definida como uma exposição de caráter retrospectivo, pois reúne trabalhos de épocas diferentes de sua trajetória, porém, com um novo encadeamento. Agrupadas em torno de cinco séries, as obras apresentam um recorte plural de sua produção ao longo dos últimos 20 anos, que ocupou espaços importantes no Brasil e no Exterior, como a Bienal de São Paulo, a Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra (2019), o Espazo de Intervención Cultural da Universidade da Coruña, Espanha (2020), entre outros.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895