Juiz diz que revenda de música digital viola direitos autorais

Juiz diz que revenda de música digital viola direitos autorais

Sites que permitem gravações de mais de uma cópia estão fazendo "pirataria" conforme a decisão

AFP

publicidade

A revenda de música digital já baixada ("pre-owned"), como oferecem alguns sites especializados no serviço, viola os direitos autorais e se aproxima da reprodução ilegal, sentenciou um tribunal federal americano. A decisão, divulgada neste fim de semana pelo juiz Richard Sullivan, de Nova Iorque, atende pedido da empresa fonográfica Capitol Records contra o site ReDigi, que se apresenta como o "primeiro mercado mundial de música digital previamente baixada".

De acordo com o julgamento, o ReDigi não revende produtos para execução imediata, mas faz cópias ilegais. "É simplesmente impossível que o mesmo 'objeto material' possa ser transferido na internet", salientou o juiz em uma sentença de 18 páginas.

"Como os direitos de reprodução se aplicam quando uma obra é reproduzida em um novo objeto material e como os 'downloads' de música digital devem ser reproduzidos em um novo objeto material, a corte avalia que carregar música em um novo disco rígido é uma reprodução determinada por lei segundo os direitos de autor", explicou.


Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895