Juremir Machado lança "A sociedade midíocre"

Juremir Machado lança "A sociedade midíocre"

Em novo livro, escritor fala sobre a sociedade de espetáculos

Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

Juremir lança novo livro

publicidade

Em 1967, o filósofo Guy Debord lançou "A Sociedade do Espetáculo", com 221 teses sobre a tirania das imagens e submissão ao império da mídia e do espetáculo. Em 2012, o doutor em Sociologia pela Sorbonne Juremir Machado da Silva atualiza Debord em iguais 221 teses aforísticas. "A Sociedade Midíocre - Passagem ao Hiperespetacular - O Fim do Direito Autoral, do Livro e da Escrita" (Sulina) será lançado nesta terça-feira, às 19h30min, na Palavraria (Vasco da Gama, 165).

Apesar de ser pequeno o livro, em fragmentos, levou 10 anos para ser concluído. "É um diálogo com as ideias do pensador francês Guy Debord: teses que descrevem a sociedade do espetáculo e seus limites. Debord acertou no diagnóstico, mas errou no prognóstico", diz. Na asserção de Juremir, a tese 4 de Debord é a premissa inicial do diálogo com o pensador marxista e utópico: "O espetáculo não é um conjunto de imagens, mas uma relação social entre as pessoas, mediada por imagens".

Das proposições de Juremir, talvez a mais polêmica é a da morte do livro e do direito autoral. "Acredito que o livro em papel não faz mais sentido, tecnológica e economicamente", reflete. Na mutação proposta por ele, a escrita pode tornar-se dispensável. "Qual vai ser o lugar da escrita na sociedade? A sociedade vai ser cada vez mais composta de sons e imagens, o hiperespetáculo." Juremir ainda indaga: "Será possível inteligência fora da leitura? Poderemos construir civilizações complexas à margem disso?".

Coordenador do Programa de Pós-Graduação da PUCRS, além de colunista e blogueiro do Correio do Povo, Juremir também discorre sobre o jornalismo praticado atualmente. "O jornalismo tem se espetacularizado mais do que tudo. Nos dias atuais, o jornalista tem que entreter, mas alguém precisa organizar essa massa de informações", analisa.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895