Leandro Maia apresenta LP "Guaipeca" em Porto Alegre

Leandro Maia apresenta LP "Guaipeca" em Porto Alegre

Espetáculo de lançamento do novo disco acontece no Teatro Oficina Olga Reverbel do complexo cultural Theatro São Pedro

Correio do Povo

Leandro Maia lança seu quarto disco da carreira, "Guaipeca"

publicidade

Nesta sexta-feira, 8, às 19h, o artista Leandro Maia apresenta "Guaipeca: uma ilusão autobiográfica", espetáculo de lançamento das 12 faixas do seu quarto disco, no palco do Teatro Oficina Olga Reverbel do complexo cultural Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, S/N). Os ingressos estão à venda no site do Theatro São Pedro. O show conta com participações de Marcelo Delacroix (voz), Ronald Augusto (voz), Maria Falkembach (performances) e João Marcos "Negrinho" Martins (contrabaixo acústico).

O espetáculo também comemora mais de duas décadas de carreira musical do artista e suas andanças pelo mundo, com as faixas que compõem o álbum e também canções inéditas. Guaipeca, por sua vez, será lançado exclusivamente no formato de LP - disco de vinil. Os discos estão à venda na página do artista, onde também é possível solicitar acesso virtual às músicas, mas não será disponibilizado em outras plataformas de streaming, após uma avaliação do autor sobre o panorama do mercado digital.

O show apresenta o olhar de Leandro sobre o Brasil e o Sul Global, após quatro anos no exterior, tendo como mote sua entrada clandestina na Argentina em 2006, passando pelas experiências na Costa Rica, entre 2008 e 2011, sua permanência em Pelotas (RS) e suas passagens pela Inglaterra, Holanda, França e Espanha (2015 a 2019).

O álbum é composto por 12 composições autorais, entre elas o Guaipeca que dá nome ao LP. A Costa Rica ocupa lugar de destaque na canção Raining in Cahuita, praia do Caribe onde Leandro teve a honra de conhecer o mestre do calypso Walter Ferguson. O músico gaúcho tem colaborado com artistas centro-americanos como Dionísio Cabal (em memória), Manuel Monestel, do Grupo Cantoamérica, e Stephie Davis, tendo recentemente produzido faixas para seu último disco “Queen of the Sea”.

Guaipeca é como se chama o cachorro vira-lata. Uma palavra de origem indígena, muito utilizada no sul do país para o "cachorro de rua", "bicho solto". Desde a vida sem documentação, no Brasil, antes de 2006 até o doutorado na Inglaterra, até 2019, Leandro relata diversas experiências como vira-lata em sua “ilusão autobiográfica”, passando pela conclusão de que sempre fora um vira-latino, mais do que um vira-lata.

Leandro Maia possui três discos autorais: Palavreio (2008), Mandinho (2012) e Suíte Maria Bonita e Outras Veredas (2014). Recebeu diversos prêmios, dentre eles o 1º Prémio Ibermúsicas de Composición de Canción Popular, o Troféu Brasil-Sul de Música como intérprete, melhor projeto visual e melhor disco infantil, e cinco Prêmios Açorianos de Música (Grupo MPB, Revelação, Intérprete, Disco Infantil).

O cantor também é PhD em Música (Songwriting) pela Bath Spa University, Mestre em Letras (Ufrgs) e Licenciado em Música (Ufrgs). É professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), junto aos Cursos de Bacharelado em Música e Especialização em Artes.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895