Lenda de Maria Degolada e Centro Cultural Vila Flores em destaque

Lenda de Maria Degolada e Centro Cultural Vila Flores em destaque

Live “Mitos e Fatos: Lenda da Maria Degolada” e projeto “De Vila a Vila 2021” são atrações

Correio do Povo

Plataforma do Vila Flores vai exibir o documentário "Território e Memória"

publicidade

Tem início hoje o “De Vila a Vila 2021”, projeto multicultural com atividades gratuitas durante o mês de abril, promovido pelo centro Cultural Vila Flores em suas plataformas digitais. Serão webdocumentários, bate-papos, visita guiada e oficinas, que visam a reflexão acerca do fazer artístico e educativo no 4º Distrito de Porto Alegre e no Brasil. 

A abertura, às 18h, no Instagram (vilaflorespoa) contará com Visita Guiada, para apresentar os espaços do complexo arquitetônico e interação ao vivo  com o público. Nas quartas, 19h, serão convidados gestores de centros culturais brasileiros,  pelo Youtube (viladlores), dentro de eixos temáticos: educação para o bem comum, desafios da gestão cultural independente e processo de resistência do patrimônio vivo. Entre as instituições estão a Casa do Povo (SP), Casarão de Idéias (AM), Condô Cultural (RJ), Mouraria 53 (BA) e Casa Amarela Quilombo Afroguarany (SP). 

As quintas serão dedicadas à conexão com as iniciativas parceiras e residentes do Vila Flores, em entrevistas compiladas, às 18h, no Youtube.  Nos sábados, às 10h, será exibido o webdocumentário “Território e Memória – Museu a Céu Aberto”, dividido em quatro partes, pelo Instagram. Os registros mostram a pintura de nove murais nas sacadas internas e muro externo do Vila Flores, feita por Kelvin Koubik, resultante de levantamentos históricos da entidade e do bairro Floresta. Os vídeos contarão sobre o processo de pesquisa, a produção artística e as relações com o 4º Distrito.

Outra iniciativa é do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, que promove hoje, às 19h, a live “Mitos e Fatos: Lenda da Maria Degolada”, com as historiadoras Carine Trindade e Débora Salvi, no canal do Youtube CHC Santa Casa. Inspirada em um crime que ocorreu em fins do século XIX, e história ambientada em Porto Alegre ganhou novos contornos e narrativas ao longo dos anos. Serão abordados fatos históricos do trágico dia 12 de novembro de 1899 e percursos dos envolvidos, além de obras literárias que deram origem às mais variadas versões do fato.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895