Leonardo DiCaprio revela desafio de gravar "O Regresso"

Leonardo DiCaprio revela desafio de gravar "O Regresso"

Produção concorre ao Oscar de Melhor Filme

AFP

Longa estreia nos cinemas brasileiros no dia 4 de fevereiro

publicidade

O ator Leonardo DiCaprio relatou nesta segunda-feira, em Paris, o desafio que foi gravar "O Regresso", filme que recebeu 12 indicações para o Oscar. Ele e o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu concederam uma entrevista coletiva sobre as gravações do longa, nas montanhas rochosas do Canadá e no sul da Argentina.

"Desde a primeira tomada, após semanas de ensaios, (González Iñárritu) colocou o sarrafo tão alto que depois tivemos que manter um nível nas filmagens que foi incrivelmente desafiador", contou o ator, de 41 anos. Ele interpreta o caçador canadense Hugh Glass, que, na conquista do Oeste, foi enterrado vivo por seus companheiros de caça após ser atacado por um urso, em uma história de vingança e sobrevivência.

A cena do ataque do urso foi descrita por DiCaprio como "uma peça cinematográfica sem precedentes" na história do cinema. Por seu realismo, o espectador "sente literalmente os elementos naturais (...) e vê algo que não deveria estar olhando". González Iñárritu e seu diretor de fotografia, Emmanuel Lubezki, recorrem a imagens computadorizadas (CGI), mas com tal sutileza que fica difícil acreditar que não são reais.

"O pouco que usamos da CGI neste filme foi para tornar a atmosfera mais pesada" e dar mais realismo ao ataque do urso, explicou DiCaprio. Ele não poupou elogios a González Iñárritu: "você quer um diretor que crie uma experiência de filmagem única, que pense em cada quadro do filme, que consegue algo absolutamente autêntico".

O homem e a natureza

Segundo o ator, as condições de filmagem no frio canadense foram particularmente duras. "Penso que todos subestimamos o que seria esta experiência. Rodamos em plena natureza, em lugares remotos, em condições climáticas extremas (...), o que fez desta filmagem uma das minhas experiências profissionais mais duras", reconheceu.

"A poesia da paisagem" é, para DiCaprio, um elemento fundamental na produção, assim como a capacidade da natureza para tirar a vida do protagonista e também para permitir que sobreviva. O longa aborda o choque de culturas entre o homem branco e as comunidades indígenas, causa de muitos "problemas e de ignorância" em sua interação, conforme González Iñárritu.

O diretor disse que, com "O Regresso", quis conseguir "uma experiência de imersão sensorial para que o público possa, literalmente, se fundir fisicamente" na realidade descrita. Iñárritu, de 52 anos, busca sua segunda estatueta de Melhor Direção, depois de vencer no ano passado com "Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância)".

"O Regresso" estreia nos cinemas brasileiros no dia 4 de fevereiro e disputará, em 28 de fevereiro, o Oscar de Melhor Filme contra "A Grande Aposta", "Ponte dos Espiões", "Brooklyn", "Mad Max: Estrada da Fúria", "Perdido em Marte", "O Quarto de Jack" e "Spotlight - Segredos Revelados".

Assista ao trailer:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895