Live 'Imagine Um Dia Sem Mulheres' debate a data de hoje

Live 'Imagine Um Dia Sem Mulheres' debate a data de hoje

Projeto Confessionário - Relatos de Casa promove conversa on-line

Atriz e dramaturga Juçara Gaspar, que interpretou Frida Kahlo no teatro, integra encontro on-line sobre Dia da Mulher

publicidade

Imagine acordar certo dia e não encontrar nenhuma mulher nas ruas, nas escolas, em casa, nos restaurantes, escritórios… O impacto deste fato na sociedade é o tema da nova edição do “Confessionário – Relatos de Casa”, que será realizado hoje, Dia Internacional da Mulher, conduzido pela atriz e diretora Deborah Finocchiaro. A transmissão, com acesso gratuito, ocorre pelo canal do YouTube do projeto. 
Participam do bate-papo a doutora em Ciência Política Denise Mantovani, a advogada especializada em Direitos das Mulheres Gabriela Ribeiro de Souza, a empreendedora social Iara Virgínia, e as atrizes Juçara Gaspar e Laura Medina. Também estão na pauta do bate-papo temas como violência contra a mulher, aumento do feminicídio na pandemia, história e memória das mulheres no mundo, além de informações sobre a websérie, que estreia sua 3ª temporada em 29 de março. 
Jornalista, Denise Mantovani é doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com PhD em estudos feministas. É responsável pelo podcast “Feminismos e Sociedade” no Sul21 e autora da obra “Mídia e Eleições no Brasil: Disputas e Convergências na Construção do Discurso Político”. 
A professora e advogada feminista Gabriela Ribeiro de Souza se especializou em Direito das Mulheres, tendo sido sócia do primeiro escritório de advocacia para mulheres do Sul do Brasil. É assessora jurídica do projeto “Confessionário’, com participação em alguns episódios. 
Mestranda em Poéticas Teatrais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Juçara Gaspar é atriz, diretora e dramaturga teatral desde 2002. Co-fundadora da Cia. Dramática, que atua, pesquisa e trabalha sobre temáticas femininas há mais de dez anos. Desde 2015, ministra a oficina de teatro para mulheres “Mulher, Protagonismo e Memória”, com a qual circula por coletivos, casas de acolhimento a vítimas de violência e organizações feministas. Recentemente (antes da pandemia), ela interpretou a pintora Frida Kahlo no teatro. 
Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), Laura Medina trabalhou por longos anos como apresentadora de televisão. Estudou Artes Cênicas na Universidade Federal do RS (Ufrgs) e atua no teatro desde 1985. Na TVE, atuou durante 11 anos no Programa infantil Pandorga e na RBS TV, nas séries “Histórias Curtas”, “Histórias Extraordinárias” e “Contos de Inverno”. Foi atriz da 1ª temporada do “Confessionário”.
“O Confessionário - Relatos de Casa” começou em 2020, como uma websérie em nove episódios. Em cada um deles, atrizes interpretavam histórias reais de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. O objetivo de Deborah Finocchiaro e do cineasta Luiz Alberto Cassol, idealizadores do projeto, é estimular as mulheres a se livrarem da culpa e do medo e a denunciarem seus agressores. 
Em 2021, a websérie ganhou uma segunda temporada, que estreou em fevereiro e, graças ao recurso da Lei Aldir Blanc, a terceira temporada foi garantida. Além disso, o projeto se ampliou para uma série de lives no YouTube e um programa para radioweb, o Estação Confessionário, também disponível nos principais agregadores de podcast. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895