Livro de contos "Não Culpe o Narrador" tem como fio condutor o futebol e a Copa

Livro de contos "Não Culpe o Narrador" tem como fio condutor o futebol e a Copa

Antologia escrita por 26 escritores será lançada neste sábado, 17h, na Bamboletras

Correio do Povo

Literatura e futebol andam de mãos dadas na antologia "Não Culpe o Narrador"

publicidade

Literatura e futebol andam de mãos dadas na antologia "Não Culpe o Narrador", organizada pelas escritoras Ana Luiza Rizzo e Bibiana (Irka) Barrios. A seleção tem como base o time que cursou a Oficina de Criação Literária do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil em 2015. Após uma série de conversas, o grupo definiu que a Copa do Mundo seria o elemento agregador para lançarem o livro.

As duas capitães, então, convocaram mais 24 escritores para que cada um escrevesse um conto que tivesse o futebol, a Copa do Mundo ou um país participante do Mundial como referência. Os textos, contudo, não são necessariamente sobre o jogo. São, sim, sobre conflitos humanos. Os lances que recheiam as páginas do livro, que será lançado às 17h deste sábado, na Livraria Bamboletras (R. Gen. Lima e Silva, 776), em Porto Alegre, foram capturados do lado de fora dos estádios, pelas frinchas dos muros, no avesso dos relacionamentos. Há amor, barganha, transgressão; humor e dor; ausência, persistência e resiliência.

Mas também há futebol, sim. A começar pela orelha, escrita por um craque da bola, o ídolo Tostão. Já a apresentação é de Mário Rodrigues, vencedor do Prêmio Sesc 2016 na categoria contos. Entre os autores estão Débora Ferraz, vencedora do prêmio São Paulo de Literatura na categoria autor estreante com menos de 40 anos, Tiago Germano, vencedor do prêmio Rubem Braga de crônicas, Eduardo Sabino, Irka Barrios e Bruno Ribeiro, vencedores do concurso de contos Brasil em Prosa.

Em entrevista ao Correio do Povo, Tiago Germano e Irka Barrios realçaram as semelhanças entre a literatura e o futebol. Ficção e jogo trabalham com o lúdico e que, mesmo com regras, conseguem através dos espaços criativos, das liberdades individuais arrebatar o ser humano. Tiago e Irka falaram da relação deles com o futebol e explicaram a escolha do tema, dos países para a realização do livro.

Tiago Germano, cronista premiado e contista reconhecido, é o autor de "Le Gran Circo Moscow sobre a Rússia", país anfitrião. "Escrever sobre a Rússia, país anfitrião da Copa foi uma tremenda responsabilidade, mas o conto fluiu naturalmente, sem sofrimento como numa decisão por pênaltis."

Irka, contista premiada, escreveu "Barganha". Um conto sobre a Argentina. Sobre a tensão, o sofrimento, sentimentos tão característicos dos hermanos, mas que no final de contas nos afeta também.

Confira a entrevista:




Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895