Livro explica a experiência da perda para crianças

Livro explica a experiência da perda para crianças

“Onde Está você” de Dulce Rangel, trata de temas importantes, como luto e saudade


Correio do Povo

Desenhos aquarelados de Maria Diva fazem um contraponto delicado e sugestivo a cada fase do processo, com cores que surgem aos poucos e acompanham o desenvolvimento interno de quem lê, assim como os espaços em branco e os “silêncios” nas páginas do livro.

publicidade

“Onde Está Você” (Livre Pensar Editorial) é o novo livro da escritora Dulce Rangel, fruto de uma experiência de perda. Voltado para crianças mas também para adultos, trata de temas importantes e essencialmente humanos, como o luto e a saudade. Como lidar com a partida de alguém querido? Seja ele um amigo, pai, mãe, avó, irmão, filho ou animal de estimação? Como encarar a solidão que vem depois que esse ser amado parte para não voltar?        

Autora de obras infanto-juvenis publicadas em várias editoras, com destaque para “Um Amor de Confusão”, lançado em 1994 pela Editora Moderna e atualmente em sua terceira reimpressão, Dulce sempre tentou direcionar seus escritos no sentido de ajudar os leitores a trabalhar algo internamente, seja uma perda, um trauma ou algo que é preciso desenvolver. Em “Onde Está Você”, livro que nasceu depois que o marido da autora se foi, após anos de luta contra uma doença grave, a ideia foi narrar este lento e trabalhoso processo de reconstrução interna pelo qual ela acabara de passar, e que acontece com tantas pessoas pelo mundo, todos os dias.

Arrependimentos ou sensações de culpa também podem surgir depois que alguém se vai: “será que fiz algo errado, ou deixei de fazer alguma coisa?” “Onde Está Você” tenta elaborar emocionalmente as dores e pensamentos que se abatem sobre a criança ou adulto que lida com a ausência de alguém. Os desenhos aquarelados de Maria Diva que acompanham os textos fazem um contraponto delicado e sugestivo a cada fase desse processo, com cores que surgem aos poucos e acompanham o desenvolvimento interno de quem lê, assim como os espaços em branco e os “silêncios” nas páginas do livro. E, gradualmente, descobrimos como encontrar dentro de nós maneiras de resgatar o que de melhor aquele ou aquela que partiu nos legou. Encarando a ausência de modo lúdico e até mesmo mágico, como um jogo para o qual existe solução.

A publicação chega num momento muito simbólico, no qual a humanidade enfrenta uma pandemia que já tirou a vida de milhares de pessoas e tem afastado outras tantas de seus entes queridos, isolando-as em casa ou em quartos de hospital. Um ano de muito sofrimento, mas também de aprendizado para todos. Em 2020 tivemos de nos recolher e nos afastar de pessoas queridas a fim de preservar a vida de todos, o que confere a esta obra uma contundência. Ao sentir a falta de alguém que amamos, podemos trabalhar nossos sentimentos e resgatar o que há de mais verdadeiro nos laços afetivos. Como revela sua contracapa, “Onde Está Você” guia o jovem leitor numa jornada interior pelos caminhos da saudade.

Sobre a autora:

Dulce Rangel de Montrigaud é paulistana e reside em Avaré, no interior de São Paulo. É escritora, designer e tem sua obra publicada em editoras como Moderna, Vozes, Kuarup, e ONG Viva e Deixe Viver. Após uma dolorosa, mas vitoriosa experiência pessoal, percebeu a importância da criatividade para a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde. Desde então, muitas de suas criações visam incentivá-los na busca por um viver em harmonia com sua realidade. Em seus livros, procura criar textos positivos e que elevem a autoestima dos jovens leitores, permitindo que eles possam buscar um caminho que os estimule em seu crescimento pessoal, através do pensamento positivo e do exercitar dos sonhos. Em 2016, seu marido faleceu após anos de luta contra uma doença grave. “Onde Está Você” é não só uma homenagem e declaração de amor a ele, mas também um alento a todos que passam pela dolorosa perda de um ente querido.

Sobre a ilustradora:

Maria Diva Tardivo é natural de Avaré, São Paulo. É psicóloga e designer e trabalha com arteterapia e ilustração, além de ser professora de artes. Em sua ampla área de atuação, utiliza a linguagem artística como forma de facilitar e auxiliar na elaboração de dores emocionais. Em especial para este trabalho, optou pelo uso do desenho e da aquarela, com traços e cores que sugerem orientações para a trajetória individual do leitor.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895