Livro "Jurema Finamour: a jornalista silenciada"  é tema de roda de conversa

Livro "Jurema Finamour: a jornalista silenciada"  é tema de roda de conversa

Na atividade, escritora Christa Berger resgata a biografia de uma mulher brilhante que participou ativamente da vida cultural e política brasileira.

Correio do Povo

Christa Berger, escritora, professora, jornalista e autora do livro "Jurema Finamour – a jornalista silenciada"

publicidade

Neste sábado, 18, às 16h, a escritora, professora e jornalista Christa Berger fala do seu livro "Jurema Finamour – a jornalista silenciada" em uma roda de conversa e sessão de autógrafos no Espaço Amelie (rua Vieira de Castro, 439), em Porto Alegre. A atividade é a terceira que Christia participa em alusão ao Mês da Mulher. A mediação será da jornalista Telia Negrão, do coletivo Querela – Jornalistas Feministas.

No livro, Christa resgata a biografia de uma mulher brilhante que participou ativamente da vida cultural e política brasileira neste livro lançado na Feira do Livro de Porto Alegre. As 300 páginas da obra são resultado de pesquisa de quatro anos, ela nos apresenta Jurema, a jornalista, romancista, escritora, viajante, feminista, cozinheira de mão cheia. 

A escritora produziu os primeiros livro-reportagem no Brasil sobre a União Soviética, a China, a Coreia e Cuba. Conviveu com Jorge Amado, Graciliano Ramos, Candido Portinari, Carolina Maria de Jesus, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

Foi retratada por Di Cavalcanti e por Dimitri Ismailovitch, viajou pelo mundo, tendo realizado os primeiros livro-reportagem no Brasil sobre a União Soviética, a China, a Coreia e Cuba. Entrevistou o filósofo francês Jean-Paul Sartre, a escritora alemã Anna Seghers, o cineasta italiano Roberto Rossellini e foi secretária de Pablo Neruda por três ocasiões.  Conviveu com Jorge Amado, Graciliano Ramos, Candido Portinari, Carolina Maria de Jesus, Carlos Drummond de Andrade, entre outros.

“Mas para a memorialística brasileira, ela não existe: seus livros não foram reeditados e não é mencionada nas biografias dos que conviveram intensamente, como Jorge Amado, Graciliano Ramos, Candido Portinari, Carolina Maria de Jesus, Carlos Drummond de Andrade, entre outros”, coloca Christa que é jornalista, professora e pesquisadora.

O livro, publicado pela Libretos Editora, estará com preço promocional na atividade aberta ao público. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895