Livro que resgata a história da centenária Casa dos Leões ganha lançamento

Livro que resgata a história da centenária Casa dos Leões ganha lançamento

Evento ocorre neste sábado, com uma conversa entre a autora, Marina Bordin Barbosa, e a artista Zoravia Bettiol

Correio do Povo

A antropóloga Marina Bordin Barbosa é a autora do livro

publicidade

“Um Passeio no Tempo - Da Casa dos Leões ao Instituto Zoravia Bettiol” é o livro que retrata os mais de cem anos de um patrimônio arquitetônico de Porto Alegre: a Casa dos Leões, construída no final do século XIX e que, após a restauração, será a nova sede do Instituto Zoravia Bettiol. A obra, assinada pela antropóloga Marina Bordin Barbosa, é resultado do trabalho fotográfico de estudantes e professores do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAVISUAL/UFRGS).

O lançamento do livro será neste sábado, 6 de maio, das 15h30min às 18h, na atual sede do Instituto, que fica na galeria Zoravia Bettiol (rua Paradiso Biacchi, 109), bairro Ipanema, Porto Alegre. O encontro terá uma conversa com a autora, Marina Bordin, e a artista Zoravia Bettiol, que preside o Instituto e assina o prefácio da obra. 

PESQUISA

Foram dois anos de pesquisas (2019 e 2020), a partir do convite de Ben Berardi, vice-presidente do Instituto. Entrevistas com ex-moradores e vizinhos, além de pesquisas em acervos históricos  ajudaram a construir o relato de quase 200 páginas e centenas de fotografias coloridas, a maior parte da Porto Alegre antiga. Plantas e outros documentos sobre a arquitetura do prédio estavam nos arquivos da EPAHC - Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural  de Porto Alegre. E assim, descobriram-se os múltiplos usos da construção que começou como casa de imigrantes, passou por vários moradores e abrigou uma pensão para estudantes. O local ficou abandonado por duas décadas e chegou a ser usado por moradores de rua até que, em 2018, a prefeitura cedeu o prédio para o Instituto Zoravia Bettiol implantar sua nova sede.

A partir da Casa dos Leões e do Instituto Zoravia Bettiol o livro faz conexões com a Polônia, Estados Unidos, São Paulo, Bagé, Ilha do Presídio durante a ditadura militar, o Bom Fim da efervescência cultural dos anos oitenta e o Centro Histórico do século XIX.  “Esse é um convite para o leitor se conectar às histórias que permeiam as ruas de uma cidade, sempre explorando novos universos imaginários possíveis em um mesmo lugar”, lembra a autora Marina Bordin.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895