Luzes inteligentes à mostra em Porto Alegre

Luzes inteligentes à mostra em Porto Alegre

Exposição ‘Smart Lights’ abre nesta quarta e segue até 24 de setembro no Farol Santander com imersão no mundo da light art

Correio do Povo

Obra imersiva "The Great Experiment", de Sabrina Barrios estará em ‘Smart Lights - Luzes Inteligentes’ a partir desta quarta-feira no Farol Santander

publicidade

O mezanino do Farol Santander Porto Alegre (Sete de Setembro, 1028, Centro Histórico) será tomado por uma experiência luminosa única com a exposição "Smart Lights – Luzes Inteligentes". De hoje até o dia 24 de setembro, o público gaúcho terá a oportunidade de contemplar e interagir com obras de artistas brasileiros como Anaisa Franco, Gisela Motta e Leandro Lima, Guto Requena, Modular Dreams, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios. Pela primeira vez em Porto Alegre, a exposição é uma oportunidade única para explorar as possibilidades da performatividade lumínica.

A mostra proporciona uma imersão no mundo da light art, com obras que já transitaram no circuito artístico e têm a luz como fonte primária de suas ativações poéticas. Seja pela interatividade, do site-specific ou da imersão, a luz assume diversas dinâmicas de expressão, proporcionando experiência estética e sensorial única aos visitantes. 

São sete obras selecionadas de seis artistas convidados, cada um com sua abordagem singular. A mostra apresenta a obra imersiva site-specific de Sabrina Barrios, que utiliza a luz como matéria espacial para criar uma trama luminescente e que faz uma alusão ao metaverso. A escultura autônoma “Zero Hidrográfico”, de Motta & Lima, realiza uma dança robótica de luz e cor, remetendo ao movimento das ondas. A robusta e delicada obra "Periscópio", de Rejane Cantoni, proporciona uma imersão contemplativa aos espectadores ao levar o ciclo do sol para dentro da exposição, em uma homenagem ao deslumbrante pôr do sol no Guaíba.

Para aqueles que buscam uma experiência interativa, as obras “Dreamdeck”, da dupla Modular Dreams, “Banco das Emoções”, do Estúdio Guto Requena e “Expanded Iris” e “Love Synthesizer”, de Anaisa Franco, convidam o público a participar de um universo lúdico, onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções são parte das obras em si. Com curadoria do Instituto Urbe, a seleção das obras reflete a consistência dos artistas convidados e a densidade conceitual presente em cada trabalho. Muitas das obras expostas já tiveram participação em exposições internacionais e receberam reconhecimento no circuito global de arte e tecnologia.

ARTISTAS

Anaisa Franco é natural de Uberlândia/MG (1981) cria obras escultóricas afetivas com a missão de ativar o corpo e o espaço público através de uma abordagem lúdica e interativa. A artista usa design paramétrico e fabricação digital integrados à tecnologia. Guto Requena nasceu em Sorocaba/SP (1979). Desde 2011, Guto cria, roteiriza e apresenta séries para TV, web e cinema e sua dissertação de mestrado pela UPS tem o tema “Habitar híbrido: Interatividade e experiência na era da cibercultura”. O Estúdio Guto Requena reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas. 

Modular Dreams foi criado pelos artistas Danilo Barros e Priscilla Cesarino (nascidos em São Paulo/SP, 1980 e 1979). O estúdio trabalha a arte de forma expandida e imersiva. Seus principais elementos de linguagem são o movimento e a luz, sempre amarrados por coesão conceitual e estética. 

Os trabalhos da dupla Motta & Lima, parceria entre Gisela Motta e Leandro Lima (ambos nascidos em São Paulo/SP, 1976) já foi apresentado em exposições no Brasil, Estados Unidos e China. Rejane Cantoni (São Paulo/SP, 1959) trabalha com instalações interativas, site specific, em grande escala. 

Sabrina Barrios, gaúcha de Santa Maria nasceu em 1981. Atuava como designer em São Paulo, Londres e Berlim, antes de se mudar para Nova Iorque, em 2009, para concluir seu mestrado no Pratt Institute (2012). Suas exposições recentes incluem experiências imersivas em países como Brasil, Estados Unidos, Finlândia e Azerbaijão. Vive atualmente entre Nova Iorque e Rio de Janeiro, fazendo arte participativa e multimídia.

Visitação 

 As visitações podem ser realizadas de terças a sábados, das 10h às 19h e aos domingos e feriados, das 11h às 18h (último acesso para visitação 1h antes de fechar o espaço). Ingressos pelo site www.farolsantander.com.br. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 27 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895