Música clássica à luz de velas

Música clássica à luz de velas

Concerto Candlelight apresenta "As Quatro Estações" de Vivaldi

Caroline Guarnieri *

Concerto Candlelight realizado em fevereiro no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre

publicidade

Os concertos Candlelight, da Fever Up, estão de volta. Após duas datas em fevereiro, as apresentações retornam hoje com mais um recital de “As Quatro Estações” de Vivaldi. Dia 16, é a vez de mais uma noite de rock clássico. Um repertório exclusivo de Coldplay será apresentado no dia 23. Já em abril, terá mais uma noite de Vivaldi, no dia 5. Dia 13 de abril será a estreia do ballet nos concertos, com o espetáculo “O Melhor de Tchaikovsky”. Todas as datas possuem sessões às 18h30min e às 21h, no Teatro Bourbon Country. 

O objetivo da Fever Up é ocupar outros lugares da cidade futuramente. Em abril, a equipe também irá estrear com apresentações na Casa da Ospa, com rock clássico, no dia 6, e Coldplay, no dia 22, com duas sessões por noite. A proposta consiste em apresentações de música ao vivo em meio a velas de LED. Os últimos concertos usaram cerca de três mil velas. Segundo os organizadores, dessa forma é possível criar uma atmosfera mais intimista.

Priscila Borges, 32, concorda. Ela assistiu ao primeiro concerto de rock, no dia 10 de fevereiro. A especialista de RH já tem o costume de ir a eventos culturais, mas apresentações instrumentais eram novidade. Priscila também ficou surpresa com a iluminação: “essa questão de explorar um pouco mais os sentidos, exigir maior nível de conexão, faz com que a gente realmente entre naquela experiência”, diz. 

A violinista Marina Lopes, que se apresentou nos dois concertos anteriores, conta que nunca havia tocado no escuro antes. “Quando a gente olhava para a plateia era realmente um breu”. Ela explica que quando a orquestra está iluminada, os músicos conseguem ver alguns rostos do público; mas dessa vez eles só conseguiam ver uns aos outros. “Por isso, a gente estava bem imerso naquilo, na música e no momento”, explica. 

A proposta diferenciada chama atenção do público. Caroline Oliveira, 25, tem ingresso garantido para o dia 16. Ela conta que achou “bem diferente por justamente misturar estilos musicais de uma orquestra, que é mais clássico, com outros gêneros, como o rock”. Mais informações podem ser conferidas no site da Fever Up.

* Supervisão Luiz G. Lopes. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895