Música e dança compõem ‘Memento Mori’

Música e dança compõem ‘Memento Mori’

Apresentação integra o projeto Cenas Mínimas na Ufrgs

Correio do Povo

Miriã Farias, Ellen Kambara e Gabriel Romano se apresentam no Centro Cultural da Ufrgs

publicidade

Em sua primeira edição presencial desde o início da pandemia, o projeto Cenas Mínimas, do Centro Cultural da Ufrgs, abriga a estreia de “Memento Mori” nesta segunda e terça-feira. As apresentações ocorrem na Sala Pitangueira do espaço, no Campus Central da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333). 
O trabalho reúne a bailarina aérea Ellen Kambara, o acordeonista Gabriel Romano e a violinista Miriã Farias. As duas apresentações começam às 19h. A primeira delas será seguida por uma conversa sobre música de cena, com participação do pianista, compositor e pesquisador Arthur de Faria.
Expressão do latim, “Memento Mori” significa “lembre-se da morte”, remete aos filósofos estóicos e é um convite à reflexão sobre a finitude da vida. Em tempos em que a morte esteve dolorosamente presente na vida das pessoas, invadindo o imaginário coletivo, em função da pandemia, Ellen, Gabriel e Miriã se propõem a falar sobre esses sentimentos, que não podem ser esquecidos. A proposta é que, ao pensar sobre o destino que aguarda a todos, torna-se possível avaliar o que é, de fato, importante hoje.
Na trilha sonora de “Memento Mori”, que combina dança, circo e música, estão composições de Gabriel Romano e Arthur de Faria. A entrada é gratuita, mas contribuições espontâneas podem ser feitas diretamente aos artistas. 
Informações sobre os artistas: a bailarina Ellen Kambara é formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Ufrgs e graduanda em Dança pela mesma instituição; Miriã Farias é graduada no curso de bacharelado em Música com ênfase em violino da Ufrgs, em 2016, e integra a banda de câmara Tum Toin Foin; também integra esta banda o acordeonista e compositor Gabriel Romano, o qual já lançou dois CDs autorais.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895