Músicos da Ospa realizam experiência sonora inédita em recital neste domingo

Músicos da Ospa realizam experiência sonora inédita em recital neste domingo

“Circophonium” apresenta trechos clássicos em versões recicladas

Correio do Povo

Projeto experimental Circophonium é apresentado em recital da Ospa

publicidade

A música de Beethoven, Ravel, Tchaikovsky e Mussorgsky será apresentada de um jeito diferente neste domingo. Dentro da Série Música de Câmara, estreia o projeto experimental Circophonium, no qual grandes clássicos da música são “picotados e reciclados”. A apresentação é gratuita e ocorre neste domingo, dia 4 de dezembro, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), fundação vinculada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. 

O projeto Circophonium foi criado pelo compositor, percussionista e professor da Escola da Ospa, Diego Faskner Silveira, com a intenção de “reciclar a música de concerto, picotando clássicos da literatura musical em pequenos pedaços, que juntos geram seu suco experimental”. Em busca de novas perspectivas sonoras, o artista formou um grupo de pesquisa junto de Áudrea Martins (sampler), José Milton Vieira (trombone), Paulo Bergmann (piano) e Sabryna Pinheiro Faria (trombone). O próprio Diego toca os chamados "infrainstrumentos" – ou seja, instrumentos confeccionados com sobras de objetos, como uma chaleira, e lixo seco. 

Os cinco integrantes prometem uma performance na qual diferentes músicas são tocadas simultaneamente, como um “mash-up” de clássicos universais e composições do próprio Diego Silveira. A linguagem da música eletrônica será combinada à percussão criativa do criador do projeto e a instrumentos tradicionais da orquestra, como trombone e piano. “Estou trazendo a cultura do sampler, que é geralmente algo que geralmente não dialoga muito com a música de concerto”, explica o percussionista. 


Série Música de Câmara


A série “Música de Câmara” foi criada em 2016 para consolidar a presença de grupos de câmara na programação da Ospa. As apresentações privilegiam repertórios diversos compostos para formações pequenas e também música contemporânea. Com entrada franca, os recitais ocorrem aos domingos, às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa.

SERVIÇO:

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE (OSPA)

 Recital da Série Música de Câmara – Circophonium

Quando: domingo, 4 de dezembro de 2022, às 18h.

Onde: Sala de Recitais da Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Entrada franca

Estacionamento: gratuito, no local.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895