Madonna recebe o prêmio de Mulher do Ano pela Billboard

Madonna recebe o prêmio de Mulher do Ano pela Billboard

Cantora fez um discurso falando sobre sexismo, misoginia e sua própria trajetória

Correio do Povo

Premiação da Billboard ocorreu na noite dessa sexta-feira

publicidade

Aos 58 anos e com uma carreira consolidada na música, Madonna está longe de um dia ser considerada irrelevante para as premiações. Nessa sexta-feira, a cantora recebeu o prêmio de Mulher do Ano pela Billboard e em seu discurso de agradecimento, ela mostrou o por que de ter sido escolhida pela revista. 

“Estou aqui em frente a vocês como um capacho. Quer dizer, como uma artista feminina. Obrigada por reconhecerem minha habilidade de dar continuidade à minha carreira por 34 anos diante do sexismo e da misoginia gritante, e do bullying e abuso constante", disse. 

Ela ainda relembro um pouco da sua trajetória e do quanto isto lhe custou na sua vida. "Era 1979. As pessoas estavam morrendo de AIDS em todos os lugares. Não era seguro ser gay. No meu primeiro ano, eu fiquei sob a mira de uma arma, fui estuprada num terraço com uma faca na minha garganta e eu tive meu apartamento invadido e roubado tantas vezes que eu parei de trancar as portas. Com o passar do tempo, perdi para a AIDS ou para as drogas ou para as armas quase todos meus amigos que tinha", recordou.

"Como vocês podem imaginar, todos esses acontecidos inesperados não apenas me ajudaram a me tornar a mulher ousada que está aqui, mas também me lembraram que sou vulnerável, e que na vida não há segurança verdadeira exceto sua auto-confiança.”

Diferenças entre homens e mulheres 

O cantor falecido este ano, David Bowie, serviu para Madonna como sua maior inspiração, e que a figura dele lhe abriu muito os olhos para o que teria que enfrentar futuramente. "Meu muso verdadeiro era David Bowie. Ele personificava o espírito masculino e feminino e isso me agradava. Ele me fez pensar que não havia regras. Mas eu estava errada. Não há regras se você é um garoto. Há regras se você é uma garota. Se você é uma garota, você tem que jogar o jogo. Você tem permissão para ser bonita, fofa e sexy", disse.

"Não pareça muito esperta. Não haja como você tivesse uma opinião que vá contra o status quo. Você pode ser objetificada pelos homens e pode se vestir como uma puta, mas não assuma e se orgulhe da puta em você. E não, eu repito, não compartilhe suas próprias fantasias sexuais com o mundo", afirmou.

"Seja o que homens querem que você seja, e mais importante, seja alguém com quem as mulheres se sintam confortáveis por você estar perto de outros homens. E por fim, não envelheça. Porque envelhecer é um pecado. Você vai ser criticada e humilhada e definitivamente não tocará nas rádios", criticou.

Mais apoio entre as mulheres

Madonna encerrou o discurso agradecendo o apoio que recebeu neste seus 34 anos de carreira e enfatizou da importância da união das mulheres. "Estou aqui mais porque quero agradecer do que para receber esse prêmio. Agradecer não apenas a todas as mulheres que me amaram e me apoiaram ao longo do caminho; vocês não têm ideia de quanto o apoio de vocês significa", disse. "Como mulheres, nós temos que começar a apreciar nosso próprio mérito. Procurem mulheres fortes para serem amigas, para serem aliadas, para aprenderem com elas, para serem inspiradas, para serem apoiadas e para serem instruídas", frisou. 

E para um final mais dramático, ela agradeceu a todos que um dia duvidaram da sua capacidade na música. "Mas para aqueles que duvidam e para todos que me disseram que eu não poderia, que eu não iria e que eu não deveria, sua resistência me fez mais forte, me fez insistir ainda mais, me fez a lutadora que sou hoje. Me fez a mulher que sou hoje. Então, obrigada.”


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895