Maestro confirma projeto de levar Ópera de Berlim ao Irã

Maestro confirma projeto de levar Ópera de Berlim ao Irã

Proposta já foi criticada por Israel

AFP

Maestro teve iniciativa criticada pelo governo israelense

publicidade

O maestro argentino-israelense Daniel Barenboim está em negociações com o Irã para organizar um concerto da Ópera de Berlim no país, informou a instituição. 

De acordo com o comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, concordou em patrocinar a apresentação, como uma forma de apoiar o trabalho de Barenboim, que tem a meta de tornar a música acessível a todos. A Ópera pretende revelar mais detalhes sobre a apresentação após a conclusão das negociações.

O anúncio já foi criticado por Israel, que considera que uma apresentação de Barenboim no Irã prejudica os esforços do governo para impedir o acordo nuclear entre as grandes potências e Teerã, e anunciou que enviará uma carta de protesto à chanceler alemã, Angela Merkel. "Em minha carta, vou destacar que a apresentação de Daniel Barenboim no Irã prejudica os esforços de Israel para impedir um acordo nuclear e promove uma deslegitimação de Israel", afirmou a ministra da Cultura israelense, Miri Regev.

Ela acusou Barenboim de utilizar a cultura "como uma plataforma para divulgar suas ideias políticas anti-israelenses". Barenboim, de 72 anos, é um dos fundadores da orquestra West-Eastern Divan, que reúne jovens talentos musicais israelenses, egípcios, iranianos e palestinos, com o objetivo de criar vínculos entre os países.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895